sábado, 25 de setembro de 2010

Dorival Jr. é do Galo.

A diretoria do Galo anunciou na tarde de hoje que Dorival Jr, ex técnico do Santos, será o novo comandante do time.

Depois de uma campanha vexatória (21 pontos em 24 jogos, sendo: 6 vitórias, 3 empates e 15 derrotas) no Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo foi demitido do cargo após a goleada de 5 x 1, aplicado pelo Fluminense na última rodada.

A torcida já vinha pedindo a cabeça do Vanderlei a bastante tempo. Pelos números citados aí acima, dá pra entender perfeitamente o porque. Precisou de uma derrota humilhante pra isso acontecer.

Somente pra ter uma idéia, a campanha do Galo neste Brasileiro é pior do que a de 2005, ano em que caímos pra segunda divisão (arrepios só de falar!). Para sair da zona de rebaixamento, o time precisa de ter mais de 57% de aproveitamento nesta reta final. Esta % é a mesma obtida pelos time que estão hoje no G4.

A torcida tinha receio de um técnico renomado não querer assumir o time, pelas condições em que nos encontramos. Mas o Dorival mostrou que tem personalidade e confia no seu talento, assumindo uma responsabilidade altíssima. Estamos com você, Dorival! E muito obrigada, Neymar! :-P


Boa sorte, Dorival!
Ainda dá tempo. Que os Deuses do futebol estejam conosco! #ReageGalo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tudo pra Sul-Americana ter sentido!

Ser o campeão da Libertadores não garante para o país vencedor uma vaga a mais na edição seguinte. Essa vaga será preenchida com o campeão da Sul-Americana.

Como o Internacional é o atual campeão da Libertadores, apenas os três primeiros do campeonato brasileiro estarão classificados para a do próximo ano. Por isso, anotem aí, o G-4 do Brasileirão passou a ser G-3.

Além das cinco vagas garantidas para o Brasil, a Conmebol também instituiu que a Argentina terá o mesmo número de vagas, enquanto Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e México terão apenas três cada.

E a única maneira de um país ter um representante a mais no torneio é conquistando também a Sul-Americana.

Achei justo. Antes dessa decisão eu via a Sul-Americana como um campeonato sem sentido algum. Agora tá valendo! ;]

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Templo das Lágrimas

Todo brasileiro já deixou uma lágrima no Maracanã. Desde os idos de 1950 a história do choro tupiniquim se confunde com a do Maior do Mundo. Construído naquele ano para impressionar o mundo com sua majestade, o Estádio Mário Filho foi palco do inominável tantas vezes que seria impossível contar. Mas todos se lembram.


Todos lembram quando alguns centímetros calaram a multidão das multidões, ainda em 1950: O elástico Barbosa não alcançou a pelota e as arquibancadas foram lavadas por lágrimas fidalgas, dos tempos em que o futebol ainda era um desporto identificado com a aristocracia. A torrente de lamúrias transbordou e inundou as ruas do Rio naquela tarde. Alguns historiadores contam que cerca de dois terços da população carioca se encontravam nas imediações do estádio durante a final da Copa.


De lá pra cá, as lágrimas se multiplicaram. Lágrimas de alegria pra alguns, de tristeza pra outros, o Maracanã foi o pano de fundo para a gangorra de emoções que só o velho esporte bretão pode gerar. Tribos nasceram e morreram naquele campo de marte, como geraldinos, arquibaldos e tantas outras. Batalhas épicas mancharam o tapete verde com sangue e suor de valentes soldados que envergavam brasões em seus peitos. Mitos foram construídos dentro e fora das quatro linhas, quase todos irremediavelmente ligados àquela Meca: a metáfora não é imprópria. Um grande sábio já disse que se os ingleses inventaram um esporte, os brasileiros inventaram uma religião.

Uma religião que tem no Maracanã seu maior templo. Uma religião democrática, que põe ombro-a-ombro o capitalista e o operário, verdadeiro ópio das gentes desta terra. Uma religião onde se reza com os pés, com o coração e com os olhos. E boca e garganta que entoam verdadeiros hinos ecumênicos todo domingo. Ou quarta. Ou seja lá em que dia as travas das chuteiras marcarem o gramado. Uma religião que arrebata qualquer um que ousar se aventurar nas imediações de seu templo.

Muito se fala em outros tantos estádios pelo mundo. San Ciro, Camp Nou, Santiago Bernabéu, La Bombonera... nomes que perdem completamente o sentido ao se pronunciar as sílabas sagradas ma – ra – ca – nã.

Se alguém ainda duvida do caráter religioso do Mário Filho, basta dedicar uma tarde à contemplação. Rios de gente peregrinam para lá em toda sessão ecumênica. Se postam preferencialmente em locais onde se possa ter uma boa visão dos ritos, se exaltam, tal qual possuídos pelo santo espírito, no ápice da liturgia: o gol. A bola toca o barbante e a massa salta. Ou se cala. E é aí, e só aí, que se pode ter alguma noção do que é o Maracanã. Quando as lágrimas do religioso, como eu e você, toca o concreto levantado pelos titãs. Sejam lágrimas de felicidade ou de tristeza.

Visite o Maracanã!

Nome: Estádio Jornalista Mário Filho
Capacidade Atual: 82 238
Endereço: Professor Eurico Rabelo, s/n. Maracanã. Rio de Janeiro, RJ.
Inauguração: 16/06/1950

Por Carlos Henrique Vólaro (irmão de Vanessa Vólaro - Amadores F.C.)

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Quando a vida imita a arte"

Ultimamente, é cada vez mais comum goleiros usarem camisas personalizadas. Ao menos hoje em dia, a grande maioria opta por algo discreto, é verdade. Mas, algum tempo atrás, havia os que preferissem estampas mais extravagantes, como o caso do colorido goleiro mexicano Jorge Campos, ou o paraguaio Chilavert. Até o próprio Rogério Ceni já andou usando estampas variadas: as iniciais de seu nome, um avião, uma locomotiva e um caminhão.
Só que alguns ainda fazem questão de ser espalhafatosos. Dois exemplos são o francês Jérémie Janot, do Saint-Étienne e o uruguaio Pablo Aurrecochea, do Guarany. E, não satisfeitos em atuar vestindo cores e desenhos chamativos, resolveram entrar em campo "fantasiados" de Chapolin, Batman, Superman (trajes de Aurrecochea) e Spiderman (de ambos).

O estilo "super-herói": Nas imagens à esquerda, Aurrecochea em ação. No lado direito, Janot e seu modelito "Homem-Aranha", mais rico em detalhes!

Mas não são só os goleiros que "homenageiam" os personagens da ficção.A seleção da Eslovênia, por exemplo, desfilou na Copa do Mundo da África vestindo uma camisa que só diferenciava da camisa do Charlie Brown nas cores:


Já o Bob Sauro parecia usar uma camisa retrô do Arsenal:

Rogério Ceni acabou de fechar um contrato até o fim da carreira com a Reebok, fornecedora de material esportivo do time em que atua, o São Paulo. Agora, só nós resta aguardar se vem alguma surpresa desse tipo por aí. Será que teremos alguma influência vinda do cenário musical brasileiro?

domingo, 19 de setembro de 2010

Volta ao lar.


Curitiba, 18 de setembro de 2010.
Uma data a ser lembrada pela torcida do Coritiba.
O retorno do exílio em Joinville por conta do ocorrido na última rodada do Brasileirão 2009.
Desde o dia 1º de maio, quando empatou em 2x2 contra o Botafogo em amistoso para entrega das faixas aos campeões estaduais do RJ e PR, a torcida coxa-branca não voltara ao Alto da Glória.
Nesses mais de 4 meses o Coritiba mandou seus jogos na Arena Joinville [aqui, mais uma vez, todos os agradecimentos ao JEC, à prefeitura de Joinville e ao povo joinvilense.] e voltou para casa com uma campanha muito melhor do que se poderia esperar de quem disputou 21 partidas longe de casa. 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
O time do Coritiba, a despeito da boa campanha, é ainda um time irregular, com algumas deficiências graves [como a falta de um lateral direito competente] mas, na festa do retorno, jogou o suficiente para manter um tabu de 25 anos sem perder da Portuguesa em seus domínios.
O placar de 2x0 não veio fácil. O primeiro tempo foi de um futebol sofrível para ambas as equipes. No segundo tempo, principalmente após o gol de Leonardo, o Coritiba conseguiu se soltar e mostrar um pouco do futebol que seus 30mil torcedores foram assistir.
Vale lembrar que a média de público nos 10 jogos em Joinville foi de menos de 3mil torcedores.
Esqueçamos isso agora. Como disse Ney Franco ontem após a partida, o Coritiba não deve mais nada para ninguém.
Agora cabe à torcida coxa-branca transformar o Couto Pereira no 'Inferno Verde' que assusta os adversários, mas sem esquecer que existem regras e que se estas regras não são respeitadas, a punição é severa.
Voltamos!

Soberano - SPFC

A fase não é boa, mas o histórico é positivo. Soberano - Seis Vezes São Paulo é o filme oficial do SPFC, produzido por uma equipe de tricolores apaixonados.


O documentário revive a trajetória dos seis títulos nacionais do tricolor no ponto de vista do torcedor. Mostrando imagens inesquecíveis e algumas que jamais foram vistas.

Em exibição nos melhores cinemas. ;)


Site oficial: www.filmesoberano.com.br
Clique aqui e veja a lista dos Cinemas onde o filme está sendo exibido.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O famoso "resultado positivo para a nossa equipe"

Todo mundo já reparou nas entrevistas que os jogadores dão à beira do gramado no início, meio e fim das partidas, né? Pois bem. E quais dessas pessoas já pararam para pensar no que motivaria as emissoras e transmitirem essas entrevistas?

Ora, os atletas sempre falam exatamente as mesmas coisas. Se o time está ganhando, "vamos tentar aumentar essa vantagem para sair daqui com os três pontos", se o time está empatando, "agora, é conversar com o professor e ver o que a gente pode fazer para desempatar", e se está perdendo, "temos que buscar o empate para depois poder tentar reverter esse placar". Mas é claro, eles dizem o que todos já sabemos. E se comportam como robôs, repetindo as mesmíssimas coisas sempre. São raras, as vezes em que o discurso sai desse feijão-com-arroz requentado.

Muitos jogadores se irritam, outros se recusam a responder, ou acabam falando demais, uns falam palavrão sem sentir, outros por estarem irritados. Na maioria das vezes, isso se dá pelo estado emocional em que se encontram, aliado ou não à pressa de ir para o vestiário. Qual é, então, o propósito dessas micro-entrevistas? Tentar criar um estopim para causar polêmica? Será que há algum acordo com os patrocinadores por trás disso, de que "a cara do jogador tem que aparecer nesses períodos" para que possam aparecer, ao fundo, seus logotipos e cores? Seria exagero pensar assim? O fato é que é, de certa forma, estranho.

Não defendo os jogadores e muito menos critico, de forma alguma, o trabalho desses jornalistas que ficam à beira do campo, pelo contrário. Eles trazem informações interessantes em tempo real sobre o que acontece com a comissão técnica e o que se passa além dos limites do campo. Isso deixa o telespectador mais informado. O ponto é que, às vezes, fica a impressão de que eles têm uma espécie de obrigação de fazer qualquer pergunta ao jogador, sem necessariamente existir algo a ser perguntado. E é justamente isso que torna as entrevistas repetitivas.


PS: Neste vídeo, o humorista Marcelo Adnet, da MTV, ilustra essa situação de maneira descontraída e extremamente bem sacada!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

E agora, Neymar?

Aconteceu o que algumas pessoas avisavam, alguns previam, mas a maioria preferia ignorar. Ontem, durante o jogo contra o Atlético-GO, o técnico Dorival Jr mandou que Marcel batesse um pênalti no lugar de Neymar. O garoto se revoltou, segurava a bola, não passava para ninguém, especialmente Marcel, rebolava na frente dos adversários quando estava com ela. Os companheiros reclamaram, o técnico reclamou e Neymar respondeu com palavrões ao capitão e ao técnico do time.

Há algum tempo eu digo que estão tratando Neymar como algo que ele ainda não é, se é que virá a ser. Falam dele como se falassem de Pelé ou Garrincha no auge da carreira, tudo que ele fazia era permitido em nome da molecagem, do futebol alegre.

Se fazia firula pra bater pênalti, pode porque é craque, se enfeitava uma jogada, é o futebol alegre, dava um lençol com bola parada, é irreverência. No pré-olímpico de Atenas 2004 Robinho foi fotografado tirando o short de Diego na hora de uma foto. Acharam graça, irreverência. O Brasil sequer se classificou para o torneio e mostraram a foto como falta de seriedade.

Parece que o Santos sofre desse mal pois qualquer garoto bom de bola que surja por lá cria-se a expectativa de um novo Pelé. Foi assim com Giovani, Robinho e agora Neymar e Ganso, entre outros. Aliás, quantos craques surgiram e sumiram desde que vocês começaram a acompanhar futebol?
Mesmo agora, depois da confusão de ontem, ainda tem gente dizendo que ele é gênio e tem só 18 anos e por isso é tudo permitido. Não é! Como disse bem o Renê Simões, está se criando um monstro em nome do futebol alegre e se não derem educação a ele agora isso nunca mais será possível.

Pressionaram o Dunga e o crucificaram por não tê-lo levado à Copa, agora me digam, Copa do Mundo é lugar de moleque?

PS: Acho que só devia inventar moda no cabelo quem já tivesse moral pra se exibir.

Acorda, Galo! 2a divisão de novo? Não!

Eu tinha dito aqui que desanimei de escrever sobre futebol. Meu time tá tão ruim que desanima a gente de tudo! Não, não sou daquelas torcedoras que ao primeiro momento ruim do time, o abandona. Muito pelo contrário. Esse meu desânimo é porque há anos a gente sofre e nada muda.

Gostaria muito de não ligar mais pra futebol, Saber que meu time está jogando e nem me importar. Não ver na tv, não ouvir no rádio nem procurar notícias da internet. Mas infelizmente não consigo. Atleticano é fanático, sabe que o amor é eterno, independente do que aconteça. Foi por isso que cheguei ao ponto de tatuar um dos símbolos do time no meu braço. Porque desde que a gente nasce, sabe que nada do que aconteça vai mudar ou diminuir esse amor.

Muito contrário ao que acontece com os jogadores. O Atlético tem o melhor CT do Brasil, tem um técnico extremamante renomado (Luxemburgo), tem o melhor jogador do ano passado (Diego Souza), tem o artilheiro do ano passado (Diego Tardeli), paga os salários em dia (coisa que poucos clubes no Brasil fazem).

Então porqueee o time está nesse sufoco? A gente só não cai pra segunda divisão mais uma vez (até arrepio só de falar nisso) se acontecer um milagre divino!

Diego Souza até hoje não fez NADA no meu time! O que está acontecendo com ele e com outros tantos? O Galo não ganha uma disputa de bola, não ganha uma arrancada, não ganham uma bola aérea, jogadores contundidos com frequência (temos também um preparador físico renomado, impossível acreditar, né).

Esse povo todo recebe um salário absurdo, tem toda a regalia, ótima alimentação, psicólogo a disposição... enquanto isso, nós meros torcedores sofridos quase morremos de ataque cardíaco a cada jogo!

No jogo de hoje, o Luxemburgo trocou o Obina, que está jogando muito bem e em 4 jogos já é o artilheiro do time, pra colocar... Diego Souza, que ainda não fez NADA!! Todo final de jogo é o mesmo papo na coletiva, sabemos de cor e salteado o que o Luxa vai falar. Por um bom tempo, a culpa era da manteiga, que caía sempre virada pro chão. E agora? O presidente do clube diz que o Luxemburgo está no Galo para criar um projeto pro ano que vem.

Não entendem que se não mudar completamente agora, não adianta! Não queremos planejamento pra segunda divisão!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ZNR - Zico Na Rede


É raro encontrar um apaixonado por futebol que não admire o Arthur Antunes Coimbra, ou como ficou mundialmente conhecido, o Zico. Por isso a dica vai para todos os milhões de fãs do 'Galinho'.

No site 'Zico na Rede' - www.ziconarede.com.br - encontramos diversas informações sobre a carreira do jogador, do técnico e agora diretor executivo de futebol (do Flamengo). Além disso, há fotos históricas, colunas atualizadas pelo próprio Zico, dicas e muito mais. Tudo muito bem feito e bonito. Imperdível!

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On!

107 anos de Grêmio

Dia 15 de Setembro de 1903 em Porto Alegre foi fundado o time Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.
As cores escolhidas foram havana (laranja) e azul, mas como nos comércios da cidade não havia a primeira cor thanks God a trocaram por preto e incorporaram o branco, e isso meus amigos fez que tenhamos o uniforme mais bonito do MUNDO.
Bem poderia falar das mazelas, mas não, hoje é dia de comemorar.

Parabéns Imortal, pelos seus 107 anos!




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Penalidade máxima...

Aproveitamento mínimo!


Os jogadores do Corinthians não sabem cobrar pênalti. Pelo menos é só o que posso concluir depois de terem perdido 50% dos pênaltis cobrados nesse brasileirão. Ao todo foram oito penalidades sofridas e apenas quatro acertos.

Bruno César, Iarley e Chicão (ex-cobrador oficial) já desperdiçaram pênaltis e com isso o Corinthians perdeu pontos bobos.

Espero que a coisa melhore. Que os jogadores treinem, coloquem o pé na forma, façam simpatia, qualquer coisa! Mas voltem a nos dar aquela confiança boa de comemorar como se fosse gol já na marcação de falta na área.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O dia que me tornei...

Quem é apaixonado por futebol e gosta de ler não pode perder a coleção 'O dia em que me tornei...' da Panda Books.

A coleção completa traz 8 livros escritos por famosos contando como se tornaram torcedores de seus times de futebol. Também é uma ótima oportunidade para conhecer melhor sobre a história do seu clube do coração, porque os livros são compostos por almanaques com informações sobre o time.

'O dia em que me tornei São-Paulino', por exemplo, foi escrito pelo ator Selton Mello e ele nos conta como foi que em 1987 ele se tornou tricolor paulista.

Coleção 'O dia em que me tornei...'


O dia em que me tornei cruzeirense - Samuel Rosa (vocalista do Skank)
O dia em que me tornei atleticano - Fred Melo Paiva (jornalista)
O dia em que me tornei palmeirense - Mauro Betting (jornalista esportivo)
O dia em que me tornei santista - Vladir Lemos (jornalista esportivo)
O dia em que me tornei corintiano - Marcelo Duarte (escritor)
O dia em que me tornei gremista - Sérgio Xavier Filho (jornalista)
O dia em que me tornei colorado - Ricardo Freire (publicitário)
O dia em que me tornei São-Paulino - Selton Mello (ator)

Os livros estão disponíveis no site da editora Panda Books.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

América ou America?

Certamente, todos que acompanham esse blog têm o costume de ler noticiários esportivos. Se não, pelo menos a grande maioria lê. Já os que costumam reparar na grafia do nome de cada clube talvez sejam poucos. Claro, até porque isso não tem a menor importância e não ajuda a entender melhor a matéria! Mas há quem preste atenção nisso.

Ao parar para ler alguns noticiários sobre o time carioca do America, em diferentes veículos, nota-se uma curiosidade: alguns trazem o nome do time sem o acento, “America”, enquanto outros acentuam, “América”. Isso gera certa dúvida quanto à forma correta, afinal, desde crianças, aprendemos com as mais variadas “tias” na escola aquela máxima de que “toda proparoxítona é acentuada”. Proparoxítona que é, a palavra “América” é necessariamente acentuada. Numa rápida consulta ao dicionário, encontra-se o vocábulo logicamente acentuado.

Curiosamente, a forma oficial do nome do time não recebe acentuação. E isso é tão sério que está inclusive registrado no estatuto do clube. Mas a explicação é simples e histórica. Embora leiamos a palavra de maneira aportuguesada, trata-se de um vocábulo escrito em inglês. Na época em que o time foi fundado, no começo do século XX (1904), era comum os times brasileiros usarem a língua inglesa para dar o nome oficial à equipe. Tem lógica, afinal o esporte bretão nasceu na Inglaterra. Daí o motivo de alguns times ainda contarem com termos ingleses na grafia de seus nomes oficiais. “Fluminense Football Club”, “Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, “Ceará Sporting Club”, e por aí vai.

O clube carioca atualmente tem 11 homônimos no futebol profissional espalhados pelo Brasil. Um deles está sediado no mesmo estado, na cidade de Três Rios. Em Natal-RN e Belo Horizonte-MG estão os outros dois de maior expressão. As cidades de Teófilo Otoni-MG, Recife-PE, Manaus-AM, Fortaleza-CE, São José do Rio Preto-SP, São Luís do Quitunde-AL, Propriá-SE e Gravataí-RS também têm seus representantes de mesmo nome. Sem contar com os outros 7 xarás já extintos nas cidades de Vitória e Linhares, ambas no ES, João Pessoa-PB, Rio Branco-AC, Joinville-SC, Morrinhos-GO e Curitiba-PR, sendo que esse último fundiu-se com o então Internacional-PR para formar o atual Atlético-PR.

Porém, a grande maioria tem o nome oficial grafado em português, acentuado. Somente os representantes das cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e João Pessoa optaram pela língua ianque. Com a extinção do America-PB, só restaram o America-RJ e o America-CE não-acentuados.


PS: O tão querido e tradicional America-RJ, há algumas semanas, foi eliminado da disputa da Série D, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de um empate em 1x1 com o Uberaba-MG, o time deu adeus à competição. Em meio a uma temporada que contou com a passagem de estrelas como Bebeto e Romário, e de parcerias formadas com grandes patrocinadores, o sonho de retornar à elite do futebol nacional foi adiado novamente. Agora, o time está focado na disputa da inexpressiva “Copa Rio”.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rogério Ceni - 20 anos de SPFC

Esse é o meu goleiro amado: Rogério Ceni - que completa 20 anos de carreira no São Paulo Futebol Clube.

(foto: Tricolor Mania)
Comemorando o feito raro no futebol brasileiro, a diretoria do SPFC prestou homenagem ao Rogério nesta segunda-feira, 06/09, quando o goleiro recebeu uma placa de agradecimento juntamente com uma carta do presidente do clube, Juvenal Juvêncio.

Atual capitão do time, Rogério Ceni tem um vasto currículo de conquistas pelo tricolor paulista.

Ao todo foram 924 partidas disputadas e 90 gols marcados, o maior goleiro artilheiro da história.

E mais:
  • 6 vezes bola de prata como melhor jogador
  • 1 vez bola de ouro
  • melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2006, 2007
  • Craque do Brasileirão de 2007
  • Craque da Torcida de 2007
  • 9º melhor goleiro do mundo em 2005
  • 6º melhor goleiro do mundo em 2006
  • 5º melhor goleiro do mundo em 2007
  • 3º jogador que mais vestiu camisa de um clube no futebol mundial atrás de Roberto Dinamite no Vasco e Pelé no Santos.
  • Maior artilheiro do São Paulo na história da Libertadores da América com 11 gols.
  • Bicampeão Mundial Interclubes 1993 e 2002
  • Copa Libertadores da América: 1993 e 2005
  • Supercopa da Libertadores da América: 1993
  • Campeonato Brasileiro: 2006, 2007 e 2008
  • Campeonato Paulista: 1998, 2000 e 2005
  • Recopa Sul-Americana: 1993
  • Troféu Cidade de Santiago de Compostela: 1993
  • Copa Conmebol: 1994
  • Copa dos Campeões Mundiais: 1995 e 1996
  • Copa Euro América: 1999
  • Torneio Rio-São Paulo: 2001
Categorias de base

* Campeonato Paulista (Categoria Juvenil): 1990
* Copa São Paulo (Categoria Junior): 1993
* Campeonato Paulista (Categoria Aspirante): 1993

Seleção Brasileira

* Copa do Mundo FIFA: 2002
* Copa das Confederações: 1997
(Fonte: Wikipédia)

Admiro o Rogério pela raça, pela garra, pela vontade de superar os limites. Bater todos os recordes, ir buscar o melhor para o time, fazer o melhor. Sem contar que ele é um ser humano maravilhoso.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rita Lee, Twitter, Globo e Futebol.

Estou há algum tempo sumida daqui, meu time está tão mal que até perdi a graça (momentaneamente, espero) de escrever sobre futebol.

Mas hoje venho aqui pra falar de algo que me deixou pensativa, e muito triste. Fiquei sabendo agora que a Rita Lee deixou o Twitter, depois de uma reportagem veiculada pelo Fantástico. Fui procurar saber o que era, e vi que a polêmica foi causada pelo quadro “Repórter Por Um Dia“, feito com o Dentinho, jogador do Corinthians. O motivo da reportagem era mostrar o bairro onde será construído o Fielzão, novo estádio do time, entrevistar moradores e torcedores. No meio de tantos elogios, resolveram atacar. “Nem todo mundo gostou. Não é, Rita Lee?’ E mostraram uma mensagem publicada no Twitter pela cantora, onde ela comentava sobre o roubo de dinheiro usado para a construção do estádio.

Logo após a veiculação do quadro, Rita Lee apareceu novamente no Twitter, para dizer que estava sendo ameaçada por torcedores corinthianos. Hoje de manhã ela anunciou sua saída do micro blogger, dizendo estar temendo verdadeiramente por sua segurança e de seus familiares.

Aqui entra a minha indignação. Primeiro com a Globo, que teve a nítida intenção de depreciar a imagem da cantora. (O que não é nenhuma novidade, vide o recente caso Dunga). Segundo, com os torcedores. Fico chateada demais de ver que certas coisas nunca mudam. Que a idéia que alguns torcedores têm acerca do futebol é completamente diferente do ideal. Transferem o amor e paixão pelo time para o ódio ao rival ou àqueles que não concordam com eles.

Quero deixar bem claro aqui que não estou falando especificamente da torcida do Corinthians. Este caso aconteceu com eles, mas tenho certeza que se fosse com qualquer outro clube, a reação seria a mesma. Deixo claro também que não sei se Rita Lee foi feliz ou infeliz com a mensagem publicada. Enquanto não houver provas, não devemos acusar nada nem ninguém de roubo (mas todo mundo sabe que em toda obra deste porte há desvio de dinheiro, seja em SP, Rio, Minas e qualquer outro lugar do país!). Mas acho que nada justifica uma pessoa fazer ameaças a outra.

Independente de quem sejam os agressores e agredidos, o futebol (e o esporte em geral) deveria ser um entretenimento, capaz de gerar alegrias, tristezas, decepções e comemorações. Qualquer coisa além disso é mudar o significado da palavra ‘esporte‘, e se torna extremamente prejudicial.

"... ninguém recusa nada da globo, ela tem o poder d um cesar q decide jogar escravos numa arena c/ leões." Rita Lee.

domingo, 5 de setembro de 2010

O invencível PC Gusmão

Fim do primeiro turno e apenas um técnico ainda não soube o que é derrota, o Paulo César Gusmão - atual técnico do Vasco. O PC não perde uma partida desde quando ainda comandava o Ceará.

Ao todo são dezoito jogos invictos, 07 comandando o Ceará e 11 no comando do Vasco.

Com o feito, PC Gusmão se igualou ao Muricy Ramalho de 2008, quando no comando do SPFC também ficou exatas 18 partidas sem perder.

Boa, PC!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vai ser difícil segurar o Timão...




O Corinthians é um clube diferente.
De nome inglês tem o time mais popular de São Paulo.
Pesquisas mostram que o seu torcedor é o que mais toma ônibus para ir ao estádio. E para voltar, nas violentas madrugadas paulistas.
Mas se engana quem pensa que o clube só tem adeptos maloqueiros e sofredores. Os corintianos nas classes A e B também são maioria, para espanto de tradicionais são-paulinos. De acordo com institutos de pesquisa.
Por trás de toda devoção corintiana, há um mercado consumidor imenso, só percebido agora.
Mesmo no período de paixão desenfreada, no jejum de 23 anos sem título, até o Paulista de 77, o dinheiro desse amor nunca chegou aos cofres corintianos.
A saída do antigo presidente, em meio a denúncias de corrupção, deu o start. Parece que acordou o clube para o seu potencial financeiro.
"Acordamos depois do período de trevas com Alberto Dualib. Nosso torcedor além de amar, quer ter um pedaço do clube junto a ele. Em todas as ocasiões. Ou seja: ele quer consumir. Pela primeira vez em cem anos de clube, nós enxergamos isso. Por isso a comemoração inédita de cem anos. Acredito que nunca no mundo houve nada parecido. E o torcedor entendeu. Nós queremos que ele consuma. E consumindo, além da imensa satisfação pessoal, sabe que fortalece o clube."
A palavras são do vice-presidente de marketing Luiz Paulo Rosenberg.
Ele incendiou o Corinthians desde o rebaixamento. Lançou a campanha "Nunca vou te abandonar" e vendeu quase 400 mil camisetas pelo Brasil. Fora as piratas.
"Com a campanha das camisetas, nós percebemos o quanto havia de potencial desperdiçado. E começamos com campanhas e mais campanhas. De adesão, sócio-torcedor, camisas roxas, navios. Mas a nossa grande aquisição foi Ronaldo."
Com a volta do jogador mais midiático do planeta, o Corinthians virou manchete no mundo. E soube capitalizar esse retorno conseguindo atrair patrocínios milionários. Estar no centro da mídia nunca foi novidade, mas desta vez de uma forma lucrativa. Ter o maior contrato de um clube de futebol da América Latina não é por acaso.
"Nós acordamos. Percebemos que poderíamos ganhar muito dinheiro. Tornar o clube não só popular, mas poderoso. Andar com as próprias pernas. Não ficar dependendo de dinheiro de televisão. Antecipar cotas para pagar salários. Viver devendo favor como os clubes brasileiros fazem", lembra Rosenberg.
O vice de marketing tentou arrendar o Pacaembu. Encontrou problemas burocráticos. Andrés Sanchez falou para ele não se preocupar.
Tinha um plano.
A construção de uma nova arena corintiana. Para isso iria usar sua amizade com o presidente Lula. Porém foi Rosenberg que, depois de desistir do Pacaembu, insistiu na enorme área em Itaquera.
Ficou tudo facilitado.
Com a Odebrecht se propondo a construir o estádio, a Copa do Mundo de 2014 será na casa corintiana.
Privilégio, dinheiro, prestígio.
Ter cem mil pessoas comemorando a virada do centenário no Largo do Anhangabaú não significa nada. Nem as centenas de milhares de torcedores vestindo branco e preto hoje. O Corinthians descobriu o caminho do dinheiro.
E quer seguir por ele.
Os dirigentes querem tornar o clube completamente independente. Uma força esportiva à parte no Brasil. A primeira missão de verdade neste novo século de vida é ousadíssima.
Não é avião, ter carro de corrida, caminhão nas pistas com as cores branca e preta.
Nem contratar qualquer jogador importante.
Nem mesmo ganhar a primeira Libertadores.
A principal e secreta missão corintiana foi inspirada em conselhos de dirigentes espanhóis. Do Real Madrid.
Criar o seu próprio canal de televisão.
Canal que transmita os jogos, tenha os seus próprios anunciantes, seu público fiel e consumidor para vender milhões de pay-per-view.
Há uma enorme resistência de quem possui o direito de mostrar os jogos no Brasil. Mas o Corinthians está se articulando. Tentando, com a ajuda da CBF, uma aproximação da emissora que controla o futebol no país.
Primeiro a sociedade. Depois a independência. E que ninguém duvide desse clube.
A fase do 'maloqueiro, sofredor, graças a Deus' - acabou.
O Corinthians caminha para ser um dos clubes mais ricos do mundo...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Museu do Futebol

Quer se divertir e ao mesmo tempo conhecer mais um pouco sobre a história do Futebol? Basta ir ao endereço: Praça Charles Miller, s/n, Estádio do Pacaembu - São Paulo. Popularmente conhecido como 'Estádio do Corinthians'!

E o que tem lá além do Estádio? O Museu do Futebol!

Ele é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma organização social sem fins lucrativos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


Fonte:
Wikipedia

Funciona de terça a domingo, com entrada das 10h às 17h e a permanência no museu é até as 18h. Não abre às segundas-feiras. O horário de funcionamento é sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio. Por isso é necessário consultar a agenda antes de programar a visita.

Programação:
clique aqui.

Dica:
a visitação é gratuita às quintas-feiras, mediante a retirada de ingresso na bilheteria. Para saber detalhes referentes aos ingressos nos outros dias, clique aqui. E pra quem vai de carro ou outro veículo, o estacionamento é na Praça Charles Miller com o Zona Azul, inclusive nos finais de semana.
Postos credenciados para adquirir o Zona Azul (próximos ao Museu): Bilheteria do Museu do Futebol, Banca na entrada da Praça Charles Miller e Bar O Torcedor.

Como todo Museu, esse também possui algumas Regras e é bom conhecê-las antes de sair de casa, certo? Clique Aqui para visualizá-las.

E para fecharmos com chave de ouro, que tal uma visita ao Bar-Café O Torcedor?!

O Bar tem a decoração inspirada no universo do futebol e une o Estádio à Praça Charles Miller, criando um ambiente super agradável. Aberto de segunda a domingo, das 10:00 à meia-noite. Fechado em dias de jogos no Pacaembu.

Lembre-se: se beber não dirija!
Informações retiradas do próprio site: Museu do Futebol.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On!