sexta-feira, 29 de abril de 2011

Qual é a da estrutura?


Depois de um longo inverno sem escrever nada por aqui, volto com dois temas que povoam o futebol atualmente. Primeiro vou falar da tal estrutura que tanto se fala.

Antigamente o treino dos atletas em pouco se distanciava do treino dos militares com corridas, polichinelos, abdominais. Com o tempo a exigência das partidas foi aumentando, os jogadores hoje correm muito mais por partida do que corriam há 40 anos, a tecnologia evoluiu, os treinos se aprimoraram e as lesões aumentaram. Você já deve ter visto críticos perguntarem por que os jogadores atuais reclamam de dois jogos por semana quando antigamente não tinha esse problema. A resposta pode estar no tanto que se corre por partida atualmente. O aprimoramento físico dos atletas fez até com que o campo parecesse diminuir e hoje se fala no fim do impedimento e até na redução de 11 para 10 em cada time a fim de aumentar esse espaço.

Para manter esse aprimoramento técnico se faz hoje necessária a tal estrutura, mas o que seria essa estrutura. Perguntando e lendo sobre o assunto chego à conclusão que essa estrutura consiste num centro de treinamento com academia (das melhores), sala de fisioterapia, posto médico, vestiário ultramoderno e alguns campos. Sim, alguns porque treinos seguidos das várias categorias do clube detonariam o campo de treino. Mas será mesmo que um clube precisa disso tudo pra ser campeão?

Temos atualmente um exemplo bem interessante sobre o tema, o Fluminense. Após o título brasileiro do Flamengo em 2009, se falou que essa história de que era preciso estrutura e organização para ser campeão era balela, o Flamengo com toda aquela zona mostrou que futebol se ganha no campo, não no CT. No ano seguinte o Fluminense trouxe o técnico tricampeão brasileiro com o São Paulo, Muricy Ramalho. A imprensa paulista falava disso como um absurdo, como se o Fluminense e o futebol do Rio não fossem lugar para Muricy, que era areia demais para o caminhãozinho tricolor, que o Muricy não teria como treinar um clube sem estrutura. Esquecem que o Fluminense é um clube muito maior do que qualquer técnico, que clubes fazem técnicos e glórias, não o contrário. O tricolor conquistou o título de 2010 e parte da imprensa e da torcida colocou o mérito na conta do técnico, o Fluminense tinha um "timinho" que ele conseguiu fazer campeão.

Chega 2011, a torcida trata Muricy como mito, o time vai mal na Libertadores. O técnico diz que mata-mata é sorte, justificativa para ele nunca tenha ganho o torneio da Conmebol. Ele larga o time com apenas dois pontos em três jogos, diz que a estrutura que lhe foi prometida não estava nem no começo e que havia ratos nas Laranjeiras. O clube quase se ajoelha pedindo desculpas, a torcida diz que o único rato foi embora. Vários técnicos recusam a oferta tricolor para dirigí-lo sem considerar até que seria confortável ser eliminado na Libertadores pois a canoa já estava fazendo muita água e o naufrágio dificilmente seria atribuido a eles. Esperando por Abel Braga o Fluminense coloca o interino Enderson Moreira para comandar o time. Enderson QUEM??? Pois é, o interino chegou com todo o conforto do mundo. Se perdesse tudo não teria culpa, era só o interino, qualquer vitória seria milagre e de cara ele opera um ao vencer o América do México de virada no Engenhão com atuação decisiva de dois jogadores que ele colocou em campo. A partir daí ele coloca o time em primeiro lugar no seu grupo no Campeonato Carioca e, com um milagre, se classifica para as oitavas da Libertadores. Ontem o Fluminense ganhou por 3x1 do Liberdad do Paraguai e tem grande chance de passar às quartas de final.

É aí que eu pergunto, cadê a porcaria de estrutura que era tão necessária pra fazer um time? O que mudou da saída de Muricy até hoje? Caiu um CT do Céu nas Laranjeiras? O Barcelona está vestido de Fluminense e o Conca na verdade é o Messi disfarçado? É tudo argentino mesmo, quem sabe? Enquanto isso o Muricy chega ao Santos com um time pronto, com dois craques, coisa rara no futebol brasileiro atualmente, e diz que lá ele pode voltar a vencer. Na boa, assim até eu!

Não nego que a estrutura seja importante mas já foi dito que se concentração ganhasse jogo, o time do presídio era invicto e que se macumba desse certo o campeonato baiano terminava empatado. Eu digo que se estrutura ganhasse campeonato o campeão era o time da construção civil.*


* não precisa rir, foi horrível

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marque para sempre seu amor pelo Timão

Para dar inicio às comemorações dos 101 anos do Timão, o departamento Cultural criou uma promoção que vai deixar marcado para sempre o seu amor pelo Corinthians.



Para participar basta acessar o site do Corinthians e enviar uma resposta para a pergunta “O que significa ser Corinthiano pra você?” As 101 respostas mais criativas ganharão uma tatuagem do primeiro escudo do Timão e uma visita ao Memorial do Corinthians!!

Acesse agora a página da promoção: corinthians/promoções

A promoção é válida até 21 de maio. Boa sorte!


O amadores f.c. não se responsabiliza por promoções de terceiros. ;)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um grupo.

Antes de começar a escrever, peço desculpas, nesse caso não há como ser imparcial.
De ontem para hoje li e assisti, se não todas, boa parte das colunas futebolísticas relevantes do Brasil.
Em todas, os adjetivos para descrever o time do Coxa que ontem foi bicampeão paranaense invicto derrotando por 3x0 sobre o seu maior rival, o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada são daqueles que fazem qualquer torcida feliz.
Juca Kfouri: "Coritiba Impossível", Lédio Carmona: "Esse Coritiba fez (faz) história" Milton Neves: "Avassalador"
E poderia aqui citar muitos outros.
Aliás, antes que escute/leia reclamações, não citei os amigos paranaenses que falaram do assunto porque eles já usam estes adjetivos há um certo tempo, a imprensa do RJ e SP que, como de costume, demorou para prestar atenção no time que tem o ataque mais positivo do Brasil em 2011 e alcançou ontem o recorde nacional de vitórias consecutivas do Palmeiras de 1996. Lá se vão 21 partidas sem sequer empatar.
Números e mais números, mas gostaria de pedir a quem ainda não viu uma partida inteira do Coxa em 2011 é que preste atenção no toque de bola. Você gosta de futebol bonito? Jogue no lixo esses números que passei e se deleite com as tabelas rápidas, a bola correndo solta, um time jogando no ataque, querendo sempre mais, mesmo ganhando de 4x0.
Claro, sempre virão os que falam: "Mas o campeonato paranaense não conta, é muito fraco..." Peço a estes que olhem para o seu campeonato estadual e me digam se enxergam um campeonato forte. Nenhum, repito, nenhum campeonato estadual é forte hoje. Foram todos sucateados.
Ser bicampeão paranaense tem um gosto todo especial, mas é porque mostra que o Coritiba de 2009, aquele time deslumbrado com seu próprio centenário, ficou no passado.
É a terceira vez, desde o fatídico 6 de dezembro de 2009 que a nação alviverde canta o hino, que se não é o oficial, é o da sua preferência: "Oh, Glorioso! Como é bom te ver campeão de novo!"
Em 2010 o Coritiba iniciou uma nova fase em sua existência.
Mais maduro, mais profissional [Parabéns, Vilson Ribeiro de Andrade, Felipe Ximenes e Marcelo Oliveira], mais TIME.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Final da fase de grupos, agora é que são elas!

Com emoção e muita vontade, o Fluminense foi o último brasileiro a se classificar para as oitavas da Taça Libertadores. Agora os cinco estão dentro. Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Santos já tinham garantido a vaga. 


Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores 2011:

Cruzeiro x Once Caldas
Libertad x Fluminense
Internacional x Peñarol
Junior Barranquilla x Jaguares
Cerro Porteño x Estudiantes
Universidad Católica x Grêmio
LDU x Vélez
América x Santos

#Promoção: Rogério Ceni 100 gols

Quer saber como concorrer a cinco super kits contendo duas camisas do maior goleiro artilheiro da história do futebol mundial?


Crie uma frase bem criativa usando as expressões "Rogério Ceni", "dedicação", "amor ao clube", "são paulino", "ídolo" e faça a sua homenagem ao goleiro pelo 100º gol! Depois é só responder a três simples perguntas sobre a carreira do Rogério no São Paulo e ficar na torcida!

A promoção vai até o dia 25/04 às 17! Clique aqui pra participar.

O amadores f.c. não se responsabiliza por promoções de terceiros. ;)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Definidos os times que disputarão as semifinais do campeonato mineiro!


Após cerca de 2 meses e meio de disputa, eis que o Campeonato Mineiro entra na sua fase decisiva. Mais uma vez, como quase em todo ano, nenhuma surpresa: as três equipes da capital se classificaram entre os primeiros (Cruzeiro, seguido de Atlético e América) e uma única surpresa em quarto lugar, América de Teófilo Otoni.

Voltando a utilizar a fórmula de disputa praticada de 2004 a 2008, onde os 12 times participantes se enfrentam em turno único e apenas os 4 melhores passam para a semifinal, aconteceu neste final de semana a última rodada da fase de classificação.

O Atlético enfrentou o América de Teófilo Otoni e aplicou uma goleada de 7x1, assegurando o 2° lugar na tabela. Apesar da goleada, América T.O também conseguiu se classificar em 4° e pega o Cruzeiro, que conquistou a primeira colocação após ganhar de 1x0 do Uberaba.

Por fim, tendo empatado em 2 x 2 com o Villa Nova, o América ficou em 3° lugar e enfrenta o Atlético.

Ipatinga, que ano passado foi o vice-campeão mineiro e precisava apenas de um empate para ficar na elite do mineiro, caiu para a segunda divisão após perder de 1x0 para o Tupi. Em outro jogo disputadíssimo onde quem ganhasse estaria salvo, o Funorte perdeu de 5x3 para o Democrata de Governador Valadares e faz companhia para o Ipatinga na queda para a segundona do mineiro.

As semifinais ficaram assim:
Jogos de ida:

23/04/2011 - 18:30hs - América T.O x Cruzeiro
24/04/2011 - 16:00hs - América x Atlético

Jogos de Volta:
3/04/2011 - 18:30hs - Atlético x América
31/04/2011 - 16:00 - Cruzeiro x América T.O.

Atlético e Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais. As finais serão realizadas dias 8 e 15 de maio.


Boa sorte ao meu Galo mais lindo do mundo! ;-D

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Especial Segundona Baiana: A força espanhola

E no penúltimo capítulo do especial sobre os principais clubes que disputam a Segundona baiana, hoje a bola da vez é o Galícia.

Salvador tem a maior colônia espanhola do país. Muitos dos nativos europeus, vieram com o objetivo de ganhar a vida em terras brasileiras, principalmente, após a abolição da escravatura. 
No início do século XX, os espanhóis que aportaram em Salvador, tinham como principal objetivo, estabelecer sua vida familiar e financeiramente, e a melhor maneira de crescer em terras distantes, foi por meio do forte comércio, muitos funcionando até hoje, passando de geração a geração.
No futebol, houve a necessidade de trazer o espírito dos galegos, povo da região da Galícia que forma a maior parte da colônia espanhola aqui na capital. Em 1º de janeiro de 1933, surgia então o Galícia Esporte Clube, que foi o primeiro tri-campeão do estado.
Sempre foi um clube de muita tradição e que fez jogos emocionantes contra seus maiores rivais, Bahia, Vitória e Ypiranga respectivamente.


O clube já participou do Campeonato Brasileiro da Série A em duas edições, em 1981 e 1983. É o quinto maior colecionador de títulos do Baianão, com 5 conquistas. Na Segundona local, venceu outras duas vezes e o Torneio início, com outras 9 conquistas.
O clube é um revelador de craques, como Washington, que formou dupla com Assis no Fluminense e no Atlético-PR, Oséias (ex-Palmeiras e Atlético-PR), Toninho Oliveira (ex-Flamengo), Servílio (ex-Corinthians) e Vevé (ex-Flamengo e Seleção Brasileira).
Já vestiram a camisa azulina, nomes como Marinho Peres, Jacozinho e Lenílson (ex-São Paulo). Treinaram o clube do Parque Santiago, Abel Braga, Aymoré Moreira, Jorge Vieira e Danilo Alvim.
Hoje, o clube conta com a parceria do seu torcedor, que formou até uma associação que trabalha junto à diretoria, em prol da agremiação.

#Promoção: Centenário CSKA

Que faturar uma camisa lindona do CSKA? Basta responder corretamente a cinco perguntas sobre Vagner Love e responder de forma criativa a pergunta: "No ano do centenário, o CSKA aposta em Vagner Love para conquistar algum título. O brasileiro merece essa confiança? Por quê?"  Para participar, clique aqui.


Corre na globo.com que a promoção é até hoje, 18 de abril às 16h. Participe que ainda dá tempo, boa sorte!

O amadores f.c. não se responsabiliza por promoções de terceiros. ;)

domingo, 17 de abril de 2011

Entrevista: Vanderlei Luxemburgo - Técnico

"Medo? Não tenho medo 
de porra nenhuma"
Li, gostei e repasso o endereço pra vocês lerem também a excelente entrevista do Caio Barbosa com Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do Flamengo - invicto a 21 jogos.

Luxemburgo, sem freio, tira de letra as perguntas polêmicas e responde tudo com uma naturalidade admirável.

Clique aqui para ler a entrevista.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

#Promoção: Coração tricolor

Qual jogo do São Paulo foi inesquecível?


Justifique a sua resposta no site da Globo e concorra a uma camisa oficial do São Paulo Futebol Clube com direito a autógrafo da vencedora do BBB 11, e torcedora do SPFC, Maria!


A promoção, da globo.com, vai até às 17h do dia 03/05. Clique aqui e participe!


O Amadores F.C. não se responsabiliza por promoções de terceiros. ;)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Era uma vez Ronaldo...

Messi - 48 gols em 46 jogos

Lionel Messi se tornou o maior artilheiro do Barcelona em uma mesma temporada, superando Ronaldo Fenômeno. O feito foi atingido ontem no jogo contra o Shakhtar Donetsk pela Liga dos Campeões quando Messi fez o gol da vitória catalã.
Ronaldo havia marcado 47 vezes nas 49 partidas que disputou em 1996-1997 pelo Barcelona. Em 2010-2011, Messi chegou a 48 gols em 46 jogos.

E ainda vem mais gols e recordes por aí, alguém duvida?

terça-feira, 12 de abril de 2011

Especial Segundona Baiana: O Mais Querido

Excepcionalmente hoje, a Coluna do Futebol Baiano traz mais um participante tradicional do nosso futebol, no especial sobre os principais clubes da Segundona local.
Hoje é a vez do Ypiranga, conhecido como O Mais Querido, ou também Aurinegro Canário, uma alusão às suas cores e ao bairro que lhe homenageia, a Vila Canária.
Duas características marcam esse clube rico em história e personagens. Uma, é que foi o primeiro time do estado a incluir negros em seus quadros de atletas e outra é que foi a primeira agremiação fundada por populares, mais precisamente por operários, artífices e outros excluídos do nobre esporte bretão.
O aurinegro tem entre seus maiores torcedores, o escritor Jorge Amado e a freira, e agora Venerável, Irmã Dulce.
O Ypiranga nasceu em 17 de abril de 1904, com o nome de Esporte Clube Sete de Setembro. Em 7 de setembro de 1906, ocorreu a mudança para o nome atual. Detalhe: a diretoria considera esta a data oficial de fundação.


O clube, como citado acima, foi criado para representar de fato, o povo baiano e os soteropolitanos das camadas mais excluídas da sociedade, numa época onde o futebol na Bahia ainda era elitizado.
Outra curiosidade sobre o Mais Querido é a forma como seus torcedores são fiéis ao amarelo e preto, tanto que esse sentimento de amor e de perpetuação da paixão ypiranguense, é demonstrado no segundo hino do Canário.
"Meu amarelo e preto
meu time do peito
meu velho Ypiranga
o povo foi quem te criou, consagrou
time do nosso amor
a gente enfrenta chuva,
a gente enfrenta o sol
bandeira aurinegra honrando o futebol
é o povo reunido, cantando mais uma vez:
agora um, dois, três
vai pra frente mais um gol
eu só saio daqui com o Ypiranga vencedor."

Em seus primeiros anos de Baianão, o time não alcançou boas colocações. Mas a partir de da década de 10, que a equipe se tornou o maior papa-títulos da época áurea do esporte em nosso estado. Tanto que superou o Vitória, o Botafogo e o Internacional de Críquete, em número de campeonatos: 10. Isso até os anos 50, quando cedeu lugar para o Bahia.
Teve como maior expoente do seu escrete, um negro que era considerado a fina flor do futebol. Seu nome era Apolinário Santana, o Popó. 
De tão idolatrado que foi, não somente por ypiranguenses, mas também por toda a Bahia, Popó virou nome de rua, na orla de Salvador.

Apolinário Santana, o Popó.
O maior ídolo dos 104 anos do Ypiranga.
O Ypiranga chegou a quase fechar as portas da Vila Canária, seu CT e nome do bairro que o abriga. Mas a iniciativa de desportistas abnegados e de uma empresa de marketing esportivo, fizeram com que o aurinegro voltasse depois de alguns anos licenciado. 
Segunda que vem tem mais especial sobre os principais clubes da Segundona da Bahia.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ele voltou, ele voltou novamente...

Esta será a terceira passagem de Falcão
pelo clube, a segunda como técnico. 
O novo técnico do Internacional Paulo Roberto Falcão será apresentado à torcida colorada hoje à tarde.

E chega  ao clube com a missão de acalmar os ânimos dos torcedores, que já pediam a saída do Roth há muito tempo.

Falcão virou ídolo colorado quando defendeu o clube na década de 70. O ex-volante ganhou diversos títulos, entre eles três campeonatos brasileiros.

Já como técnico, em 1993, Falcão não teve a mesma alegria da época de jogador e deixou o clube após 14 partidas.

Que ele tenha mais sorte desta vez!

Foto: Edu Rickes / GLOBOESPORTE.COM

domingo, 10 de abril de 2011

A carranca tá triste

Hoje foi um dia de muitas emoções, na última rodada do Torneio da Morte. E de nada adiantou todo o esforço do ano passado, para o Juazeiro voltar à elite. Na tarde de hoje, em Feira, a equipe não saiu de um empate em 1 a 1 com o Fluminense e, fazendo companhia ao Colo-Colo, volta para a segundona local em 2012.

Da alegria à tristeza em menos de um ano e o Juá está de volta à Série B baiana.
Enquanto isso no grupo dos clubes que brigam por uma vaga na semifinais, o Vitória confirmou o favoritismo e se classificou com 100 % de aproveitamento, ao vencer o Serrano, na tarde/noite de sábado, por 3 a 2. Hoje, o Camaçari empatou em 1 a 1 com o Feirense. No Grupo 3, o Bahia perdeu sua segunda partida seguida nesta fase, agora para o Atlético, por 1 a 0, em partida com lance polêmico. O novo líder do grupo, é o Bahia de Feira, que venceu por 2 a 1 o Conquista.

No clássico soteropolitano, goleada do canário

E a Série B local, teve mais uma rodada com direito a um tradicional clássico do estado. Em Pituaçu, Ypiranga e Botafogo, reviveram tempos de glórias do nosso futebol. Juntos, somam 17 títulos de Baianão. Numa partida bastante disputada, melhor para o Mais Querido. O Ypiranga venceu por 3 a 0 e lidera o Grupo 1, seguido do Galícia. Outros resultados da divisão de acesso:


  • Em Jequié, Jequié 0 x 0 Itabuna;
  • Em Riachão do Jacuipe, Jacuipense 1 x 0 Poções
Update:
    * Uma denúncia no TJD-BA, por parte do Juazeiro, pode beneficiar a equipe da carranca. Tudo por que o Ipitanga escalou um jogador punido com suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O julgamento deverá acontecer nos próximos dias. Se a decisão for favorável, ao contrário do Juazeiro, será o Tucano alaranjado que cairá devido a perda de três pontos.

    Do Império à República ...



    Alguém acredita de verdade que vai dar resultado?
    Eu queria acreditar...

    sexta-feira, 8 de abril de 2011

    E o Tigre sucumbiu

     Não deu para o Colo-Colo de Ilhéus. O time da terra do Cacau e de Jorge Amado, não foi páreo para a determinação e força de vontade do Juazeiro, que acabou vencendo por 2 a 1, dentro de casa.
    Os gols foram do veteraníssimo Hailton, descontando Celson para o time visitante.
    O Colo-Colo já vinha desde o ano retrasado, brigando para evitar uma degola, o que acabou se tornando impossível neste Baianão. Campeão estadual em 2006, após mais de 30 anos sem um clube do interior conquistar a competição (o último havia sido o Flu de Feira, em 1969), o Tigre ilheense, brigava para não ter que voltar à divisão de acesso do estado, pela segunda vez.
    Sua última participação na segundona, foi em 1999, de onde sagrou-se campeão.
    Agora, o Colo-Colo somente cumprirá tabela, na rodada derradeira do Torneio da Morte, neste domingo, contra o Ipitanga.
    Com campanha irregular, Colo-Colo não resiste
    e cai para à 2ª Divisão.
    Outros resultados da rodada

    Em Senhor do Bonfim, o Ipitanga deu um importante passo para se manter na primeira divisão da Bahia. O Tucano venceu o Fluminense, por 2 a 0 e vai para Ilhéus, em busca de vencer o já rebaixado Colo-Colo e torcer para o Juazeiro não vencer o Fluminense, no Jóia da Princesa.
    Caso o Touro do Sertão perca para a Carranca, quem cai é o time feirense. Se acontecer um revés em casa, a única solução para o Flu é que o Ipitanga perca seu jogo na cidade de Gabriela, Cravo e Canela.
    Aí, ao invés do tricolor, quem vai para a divisão de acesso, é o time laranja.

    Times de Salvador começam bem a Segundona

    Ypiranga e Galícia começaram bem a caminhada de retorno aos tempos áureos da elite da Bahia. Jogando em Camaçari, o Mais Querido venceu a Camaçariense por 3 a 2. Segundo informações, a partida teve muita emoção e um público que mesmo pequeno, apoiou incondicionalmente o aurinegro. 
    Já o Granadeiro, na preliminar do jogo do Bahia, venceu o Juazeirense por 2 a 0.
    No domingo, teremos o primeiro grande clássico estadual. Ypiranga encara o seu maior rival, o Botafogo, em Pituaçu.

    quinta-feira, 7 de abril de 2011

    (...)

    "Escolhi o Santos porque aqui tenho possibilidade de vencer"

    Muricy Ramalho


    Assim é fácil fazer com que te considerem o 'melhor' técnico do Brasil, não é Muricy?

    Atlético MG e mais uma eliminação da Copa do Brasil.



    Faz um tempinho que não escrevo aqui, acho melhor calar do que destilar raiva. Mas hoje não tem jeito, não dá pra me calar. O que acabei de assistir agora foi medonho, vergonhoso, inacreditável. Atlético-MG x Grêmio Prudente, jogo de volta em MG. Como o primeiro jogo ficou 2x1 pro Grêmio Prudente, o Galo precisava de um simples 1x0 pra se classificar. Vendo que o GP é o lanterna do paulistão, muitos poderiam achar que era algo simples de se conquistar. Total engano.

    Primeiro, pq o Galo quase não consegue passar um jogo sem tomar gol. E aí, teria que fazer 2 de diferença. Segundo e fator primordial: o "time" está completamente desestruturado, sem foco, sem raça, sem cara e sem personalidade. Sem uma voz ativa e altruísta, que chame para si a responsabilidade. Ou seja, um time de futebol sem futebol.

    Semana turbulenta, onde 2 de seus principais jogadores foram demitidos com a alegação de estarem causando tumulto, instigando todo o time contra o técnico. Ricardinho e Zé Luis, os maiores representantes e porta-vozes do time, de fora. O que na verdade não faz muita diferença, já que assim como todo o time, não estavam fazendo nada mesmo. Mas o fato causou desestrutura no restante do elenco e na torcida.

    Voltamos para o jogo de hoje. Galo começa fazendo enorme pressão e atacando com vontade. Até os 15 minutos do 1° tempo. E fim. Depois o que se vê o mesmo de sempre. Um time que se em alguns momentos até tem vontade, falta técnica. E como falta! É uma bizarrice atrás da outra, sofrível de se ver. Com alguns lances de perigo aqui e ali, o jogo se acaba em 0x0. Grêmio Prudente classificado para a próxima fase e Atlético, mas uma vez, eliminado da Copa do Brasil precocemente.

    No finalzinho do jogo, o Galo fez um gol legítimo mas o bandeirinha, errôneamente, marcou impedimento. Mas o atleticano que reclamar disso tá mais errado que o juíz. Tivemos mais de 180 minutos para ganhar de outro time igualmente péssimo, e não foi capaz. Culpar juíz pela eliminação é ser cego.

    O triste é saber que NADA vai mudar, que o "time" vai continuar com os mesmos jogadores sem um pingo de qualidade técnica até o final do mineiro e, já sendo pessimista, durante todo o Brasileirão. Vejo peças sendo demitidas, vendidas, indo para clubes nacionais ou estrangeiros, mas não vejo ninguém chegar.

    Tenho dó do Dorival Jr. que, se a bem da verdade anda escalando o time de forma estranha, não tem muita culpa de ser mandatário de um time tão fraco e já ter uma corda em seu pescoço. Ê GALO!

    quarta-feira, 6 de abril de 2011

    É hoje!

    Se a definição dos classificados para as semifinais do Baianão, só acontece na próxima semana, hoje é dia de conhecermos os dois que vão integrar a Série B local, em 2012, na penúltima rodada do Torneio da Morte.
    Jogando em Senhor do Bonfim, o Fluminense pode já se livrar definitivamente do rebaixamento, caso vença ou empata com o Ipitanga.
    O Tucano, pode também se livrar da degola esta noite. Basta para isso vencer o Touro, ou em caso de empate, torcer para ocorrer também, um empate entre Juazeiro e Colo-Colo, para que os esses dois possam morrer abraçados na elite estadual.
    Para evitar a queda, Juazeiro e Colo-Colo só podem pensar em um resultado: vitória. E ainda por cima, torcer para a derrota do time laranja contra o tricolor feirense.
    Dos quatro, a pior situação é a do Tigre de Ilhéus. O Colo-Colo, campeão estadual em 2006, vive sua pior campanha desde que re-estreou na primeira divisão em 2000. No Grupo 5, é o atual lanterna. Situação complicada também vive o Juazeiro.
    A Carranca do São Francisco, voltou à elite após um ano de afastamento e agora, por conta de sucessivas crises financeiras, praticamente é dada como certa a sua queda.
    Todas as atenções dos torcedores de Juazeiro e de Ilhéus, estão voltadas para a cidade de Senhor do Bonfim e nas bençãos de todos os santos.

    Equipe Sub-18 do Galícia, disputa torneio internacional

    Uma ótima notícia para a comunidade do Granadeiro baiano. A equipe sub-18 do azulino está no Uruguai, onde irá participar da Punta Cup 2011, em Punta del Este. A competição reúne também clubes do país-sede, da Argentina e da Colômbia, além de outros clubes do Brasil, sendo ao todo, 20 participantes.
    O Demolidor de Campeões, ficará no grupo que tem os uruguaios Nacional e Atenas, como também o brasileiro Fragata-RS e o argentino Central Córdoba.
    A estreia será nesta quinta, contra o Atenas. Em 2010, o campeão foi o Internacional-RS.

    terça-feira, 5 de abril de 2011

    Kit Comemorativo do Rogério Ceni


    Quanto vale um kit do seu atleta do coração? Para algumas pessoas não tem preço, para outras pode ser salgado no bolso.

    O goleiro Rogério Ceni completou 100 gols marcados e começou a partir de hoje, a pré-venda do Kit Comemorativo que custará 999,00 reais.

    O kit é composto por uma réplica da camisa que  o goleiro marcou o primeiro gol contra o União São João de Araras e a outra contra o Corinthians.

    Quem quiser comprar vai precisar acessar o site São Paulo Mania e aguardar a chegada a partir de 25 de abril. É bom correr pois é um kit limitado a 1000 peças.

    Bangu Atlético Clube


    Bom dia à todos. Meu nome é Marcio Santos, sou Flamenguista e Banguense!



    Espero que gostem de minhas postagens. Estou aqui para falar sobre o Alvirrubro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.



    O Bangu Atlético Clube é um time de tradição da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


    Fundado por ingleses e operários da extinta Fábrica de Tecidos Bangu. Este clube foi fundado mais precisamente em 17 de Abril de 1904, na casa número 12 da Rua Estevão (depois rua Ferrer e hoje Av. Cônego de Vasconcelos).


    O Bangu tem em seu currículo, além de grandes vitórias, o de ser o primeiro clube brasileiro a contar com um negro em seu elenco, no time profissional em1905.


    O torcedor mais ilustre do Bangu talvez seja o nosso saudoso Jorge Amado, baiano de natureza e carioca por adoção.




    O escudo do Bangu talvez seja o escudo que mais traga significados. As letras B, A, C não são simples desenhos, cada qual representa um objeto. O "B" significa um pincenê, espécie de monóculos muito usado no século XX e que representa o lado "intelectual" do clube. O "A" é um suporte para pintura de telas, mostrando uma vocação para o lado cultural e o "C" representa uma ferradura, desejando sorte nas atividades esportivas do clube. Este escudo foi desenhado pelo chefe da seção de gravura da Fábrica Bangu, o português José Villas Boas, em 1904, desenhou o escudo mais bonito do Brasil.


    Para quem já foi campeão carioca em 1966, ganhando uma final contra o Flamengo por 3 x 0 e vice-campeão brasileiro em 1985, perdendo nos pênaltis para o Coritiba, o Bangu, aos poucos, está voltando a ser o que foi: já está há alguns anos disputando a série A do campeonato carioca e agora, em 2011, participou da Copa do Brasil e, infelizmente, foi eliminado pelo Náutico. Está pleiteando uma vaga na série D do campeonato brasileiro.


    Hino do Clube: Bangu Atlético Clube

    segunda-feira, 4 de abril de 2011

    Especial Segundona Baiana

    A Coluna do Futebol Baiano, apresenta a partir de hoje, e sempre às segundas, um especial sobre os principais clubes que disputam a Segunda Divisão da Bahia, como mencionado no post anterior (clique e veja aqui).
    Hoje vou apresentar um pouco da história do Botafogo Sport Club. O texto abaixo está postado em meu blog, o Turma Tricolor.


    O quarto maior papa-títulos do estado. É assim que lhes apresento o Botafogo Sport Club, um daqueles clubes que cultivam no imaginário dos que assistiram os grandes embates dos velhos campos da Graça e da Pólvora, um misto de saudade e de encantamento.
    O clube alvirrubro, deixou o futebol profissional em 1989. De lá para cá, disputou apenas competições de base. Mas a necessidade de tentar reviver as glórias do passado, fez com que o clube do Pote retornasse ao Baianão profissional.
    O Botafogo Sport Club, foi fundado em 1º de novembro de 1914. Nos primeiros anos de campeonato estadual, dividiu as atenções dos torcedores com seus maiores rivais, sobretudo com Ypiranga e posteriormente, com o Bahia.
    Falando no tricolor, o Fogão local proporcionou um dos mais folclóricos clássicos do nosso futebol. Trata-se do Clássico do Pote, cuja história você lê neste texto produzido para o meu antigo blog, o Soy Loco Por Futebol.
    Escudo do Botafogo de Salvador



    O mundo inteiro sabe que o maior rival do Bahia é o Vitória. Só o que muitos não sabem, é que até meados dos anos 50, a rivalidade do Tricolor com o rubro-negro, era quase inexistente.
    Naquela década, os rivais do Esquadrão eram outros e esse é o objetivo desta nova série do Blog do Baheea*. Mostrar para o público, com quem o Bahia rivalizava no futebol baiano.
    (...).
    O alvirrubro de Salvador nasceu no dia 1º de novembro de 1914. Foi campeão baiano 7 vezes e outras 6, do torneio início e uma vez vice da segundona local.
    Seu melhor momento no futebol da Bahia, aconteceu nas décadas de 1920 e 1930. (...). Em 1919, o clube foi responsável pelo fim da invencibilidade do Ypiranga, o maior clube do estado na época.
    Contra o Bahia, disputou o chamado Clássico do Pote. A estória deste jogo é curiosa.
    Desde 1931, ano de fundação do tricolor, o Botafogo era o seu maior rival. Para se ter uma ideia, o primeiro confronto entre as duas equipes, realizou-se no dia 07/06/1931, com um empate em 2 x 2.
    A partir desta data, o Bota nunca havia vencido o Bahia até que um torcedor símbolo do clube, Pedro Capenga, cansado de ver seu clube vermelho e branco perder ou empatar todas as partidas com o grande algoz, resolveu fazer uma promessa.
    No dia em que o time vencesse o Esquadrão, ele quebraria o pote de barro que ostentava em todos os jogos entre as duas equipes. E assim ficou conhecido o maior clássico do futebol baiano até 1960.
    Pedro Capenga era um comerciante de peixes, com ponto no Forte de São Pedro. Certa feita, ele decidiu que faria a promessa de quebrar um pote estilizado com as cores do Botafogo e enfeitado com flâmulas e fitas, além de ter desenhado o escudo do clube. Ele levava este pote aos jogos no antigo Campo da Graça.
    Capenga durante anos, viu o seu amado clube levar goleadas homéricas do tricolor, entre estas goleadas, está a de 9 a 3, em 1937. Ainda em 37, após sucessivas derrotas e empates, a crise entre a torcida e o time só aumenta. Eis que chega o dia 05/09/1937. O Campo da Graça estava lotado e lá estava Pedro Capenga e seu pote decorado.
    Bahia e Botafogo fazem mais um emocionante jogo, só que os astros neste dia, estavam a favor do alvirrubro. As apostas, que naquele tempo eram legais, rolavam soltas nas gerais do velho estádio.
    A massa vermelha e branca fica cada vez mais esperançosa, como sempre, em ver o dia em que Capenga quebraria aquele pote. E a esperança aumentava cada vez mais quando o Henrique fez o primeiro do Foguinho. No segundo tempo, novamente Henrique aumentou o placar e no final, Pedro Amorim fez para o Bahia. Era a festa de uma torcida que esperava há muito o dia da vitória e era também, um dia muito aguardado por Pedro Capenga que enfim, pôde cumprir a sua promessa de quebrar o pote no meio das gerais do Campo da Graça.
    Cada pedaço daquele objeto foi disputado à tapas pelos torcedores. E o grande jogo ficou imortalizado na história do futebol da Bahia.
    * Antes de criar o Turma Tricolor, eu tinha um blog chamado Blog do Baheea, na plataforma Olé! Olé Brasil, que posteriormente mudou de nome para Soy Loco por Futebol. Texto com modificações


    #Promoção: concorra a camisas do Galo, América-MG e Cruzeiro. Sorteio HOJE!

    É mineiro, apaixonado pelos times da capital de Minas ou apenas um colecionador de camisas de futebol? Então aproveita essa!



    Thiago Reis, jornalista conhecido em MG pelo "Seu nome, seu bairro" estará sorteando HOJE camisas de Atlético, América e Cruzeiro. Para participar é muito simples, basta seguir o perfil dele no twitter (@thiagoreisbh) e o perfil do portal Sou BH (@eusoubh), site onde o jornalista possui o blog.

    Mais informações, aqui.

    Sorteio será realizado hoje, às 17 horas.


    Boa sorte!

    sábado, 2 de abril de 2011

    E vai começar a festa...

    Nesta quarta-feira, começa a Segundona baiana, com 10 clubes participantes. O campeão e o vice, sobem para a divisão principal nos lugares dos dois rebaixados ao final do Torneio da Morte.
    E neste ano, a Série B local será marcada pela presença de 8 times já tradicionais no estado. Destes, 3 merecem destaque pois já conquistaram o Campeonato Estadual em outras oportunidades.
    E um clube vem merecendo os aplausos pelo retorno: trata-se do Botafogo Sport Club, o alvirrubro da capital, que não participa da competição há mais de vinte anos.
    Os dez clubes foram divididos em duas chaves. O Grupo 1 é formado por Botafogo, Camaçariense, Juazeirense, Galícia e Ypiranga. Já o Grupo 2 tem o Guanambi, o Poções, o Itabuna, o Jequié e a Jacuipense.
    A primeira rodada teria início neste domingo, mas por questões de mando de campo, a FBF mudou a data de abertura para quarta, com duas partidas. Em Camaçari, tem Camaçariense x Ypiranga, às 16 horas. Já na preliminar da partida do Bahia pela Copa do Brasil, teremos Galícia x Juazeirense, às 19:15 h.
    A primeira rodada será completada com os seguintes jogos: Sábado, em Jequié, Jequié x Itabuna e no domingo em Conceição do Jacuípe, Jacuipense x Poções.
    E a Coluna do Futebol Baiano, trará um pouco da história dos principais clubes da competição, além das informações de tudo o que acontece na Segundona estadual.