sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Existe futebol fora da FIFA?


O que fazem as seleções e times "rejeitados" pela FIFA?
Se organizam e jogam. Futebol é bola na rede. Burocracia é para os chatos.
Hoje existem várias organizações.
A MFF [Micronational Football Federation] ajuda micro-nações a se encontrarem umas com as outras em partidas amistosas.
A FIFI [Federation of International Football Independents] é composta por nações que ainda não sejam oficialmente reconhecidas. Tibet, Groenlândia, Zanzibar... A próxima edição da FIFI Wild Cup acontecerá provavelmente em 2010 na Groenlândia. A 1ª edição do torneio que aconteceu em 2006 foi vencida pela República Turca do Chipre do Norte.
Outra organização interessante é a IGA [International Island Games Association]. Fundada em 1985, agiliza uma espécie de olimpíadas, onde também se joga futebol, entre ilhas que não são independentes. Minorca, Rodes, Ilhas Caiman e até as Malvi.. desculpe, Falkland Island.
Mas entre todas as organizações Non-FIFA, a mais importante é a NF-Board [Nouvelle Fédération-Board]. A NF-Board é hoje considerada um trampolim para o ingresso na FIFA. Exemplos? Lapônia, Provence, Chechênia, Somaliland, Ilha de Páscoa, Curdistão, Kiribati...
Tive o prazer de, por absoluta coincidência, estar na cidade sueca de Gällivare exatamente quando estava acontecendo a VIVA World Cup-2008.
Eles têm orgulho do campeonato que organizam quase sem dinheiro nenhum.
O importante é o futebol. Você precisava ver a alegria de um dos dirigentes da seleção do Curdistão quando me contou que eles bateram a Provence [região francesa] por 3 x 0.
Fui pedir para um jogador da seleção campeã, Padania [região italiana] uma camiseta, alvi-verde como a do meu Coxa. Ele disse que não poderia me dar. Eu falei que então compraria e ele me disse: "Só depois do campeonato. Não tenho outra para jogar."

Resumo da ópera? Felizes os povos que não são membros da FIFA, que ainda vivem aqueles tempos inocentes onde era mais importante a emoção do gol do que o contrato milionário com uma fornecedora de material esportivo qualquer.

6 comentários:

Saulo disse...

Sensacional o post.
Essas seleções estão preocupados em jogar bola e mais nada. O importante pra eles, é o futebol. O emocionante, é o gol.

Thiago Forrest Gump disse...

Sem esse blog e eu talvez nunca conhecesse isto!

Anônimo disse...

Sensacional o post. [2]

Sem esse blog e eu talvez nunca conhecesse isto! [2]

warley.morbeck disse...

E os velhinhos d FIFA odeiam isso. Querem o futebol só para eles.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Murdock disse...

Cara, muito boa essa, não tinha idéia de que isso acontecia.
Realmente, é bom saber que ainda existem campeonatos entre seleções que não buscam só o dinheiro mas a satisfação de jogar futebol, independente de reconhecimento "oficial" ou coisa do tipo.

Anônimo disse...

adoro futebol dos excluidos! :)