sábado, 12 de dezembro de 2009

Marketeando - o G-4, a Kaiser e um grande começo

Vocês ouviram falar no G-4, certo?

Não, não são os 4 primeiros do Brasileirão, pelo menos não nos noticiários dos últimos dias.

O G-4 é o grupo recém-formado pelos 4 maiores clubes do estado de São Paulo a fim de, claro, faturar.

A intenção é simples e fácil de ser compreendida, Aumentar os lucros e baixar os custos.

Mas como?

Eu, como torcedor, procuro utilizar os produtos de marcas que apoiam o meu time, não é regra, mas procuro fazer quando os produtos são semelhantes. Claro, isso também vale para não comprar os produtos que apoiam os outros clubes (embora a motivação para isso seja em proporção muito menor).

Agora, imagine a oportunidade de uma empresa apoiar os clubes de maior torcida e rivalidade do estado de SP?

Além de oportunidade de negociação (é muito mais fácil negociar com o representante de um grupo do que com cada clube em particular), a visibilidade envolvida é enorme!! E esta não se restringe apenas a utilizar as marcas do time em seus produtos ou a marca da empresa estampada no site do clube. Um belo exemplo são os vários, muitos, muitos mesmo, artigos e reportagens sobre o G-4 e seu primeiro patrocinador, a Coca-Cola. Publicidade de graça?! - não de graça, inclusa no preço e muito vantajosa para a empresa.

Em outros países é comum que grandes clubes aproveitem sua imagem em produtos de patrocinadores, as vantagens são para ambos. Eu, por exemplo, quando fui a Madrid comprei uma cerveja com embalagem do Real Madrid e, claro, trouxe a garrafa para casa. Aposto que os gringos loucos por futebol comprariam garrafas de clubes brasileiros também.

Mas, mais importante que isto, são os próprios torcedores usarem os produtos com o escudo de seus clubes estampados. Ainda mais quando os clubes estão em grande fase. Imagine, por exemplo, um corinthiano fanático tendo que escolher entre um produto que tem a marca de seu time e um produto sem marca de clube - ainda mais em ano de centenário, em ano de favoritismo na Libertadores, de esperança por títulos. Agora imagine se o Corinthians ganhar a Libertadores, qualquer produto ou o que quer que seja que seja relacionado ao Corinthians vai ser item obrigatório para os torcedores fanáticos. Até imagino o corinthiano com uma Kaiser-Corinthians na mão sentindo aquele orgulho, com aquele sorriso estampado no rosto e o logo que significa, para ele:

"Sou CORINTHIANO, P#**#!!!"

Claro, isso vale para os outros também, vale para outras situações e por ai vai, e vai longe. É bom ver os times brasileiros se estruturando para lucrar mais, futebol nós temos, basta segurarmos os jogadores aqui!! - até parece que, com um bom Campeonato Brasileiro, os gringos não vão querer ver os nossos jogos de lá pelos Pay-Per-View da vida. Uma coisa leva a outra.

E que fique claro, não se trata de cerveja, de religião, gosto ou opção sexual, mas sim de uma ótima oportunidade de desenvolvimento para os clubes de São Paulo.

Parabéns ao G-4 e aos responsáveis pelo projeto, mas fiquem espertos, vou cobrar por resultados.

*desculpem o post quilométrico, mas não consigo falar pouco sobre um assunto desses
**sugestão do post: @luluonthesky

2 comentários:

Anna Flávia disse...

A alma do negócio...

Lulu on the Sky® disse...

Pois é Ivan quem me avisou foi o DO, ai poassei a bola pra vc.
Big Beijos