segunda-feira, 31 de maio de 2010

Zico é o novo diretor de futebol do Flamengo

A notícia veio através to Twitter oficial do ex-jogador e se espalhou rapidamente pela internet. Logo os sites de notícias estavam anunciando que o maior ídolo do Flamengo voltará ao time como diretor executivo do futebol rubro-negro.

A Nação está em festa, ansiosa, na expectativa. A torcida arco-íris tenta desdenhar, falam do "pé-frio", se esquecendo que no Flamengo tudo sempre deu certo com o Zico. Mesmo assim eu vi vascaínos e são-paulinos emocionados com a volta do Galinho.

Seja muito bem-vindo de volta!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Meu Time de Botão

Aos nossos leitores/ torcedores,

os blogueiros do Amadores F.C. foram convidados a participar de uma entrevista para o blog Meu Time de Botão.

O Meu Time de Botão, é um blog onde torcedores, fanáticos ou não, falam sobre seus times, os jogos que ficaram na memória, as vitórias e derrotas, os craques, enfim, o por quê de você escolher torcer pro time que você torce.

Lá vocês saberão um pouco mais dos 'jogadores' amadores deste blog.
Tem pra todos os gostos, times e torcidas, além de, claro, conhecer uma galera que ADORA futebol!

Divirtam-se!

p.s: Estou fazendo greve de futebol, enquanto os juízes não pararem de roubar, seja a favor ou contra o Fluminense! Que vexame essa arbitragem brasileira!!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Internazionale conquista titulo da Liga dos Campeões

Após 45 anos de jejum, o Internazionale de Milão conquista o titulo da Liga dos Campeões da Europa.

A partida foi realizada em Madrid, teve até transmissão pela Rede Globo, feito inédito na emissora carioca com a narração do fanático Galvão Bueno.

O time italiano venceu por 2 x 0 em cima do Bayern de Munique. Com dois gols do argentino Diego Milito.


Logo após a conquista do título, o técnico José Mourinho, que é português, declarou que não fará mais parte da equipe e está de malas prontas para ser dirigente do Real Madrid.

Agora uma coisa me preocupa já que estamos próximos da Copa do Mundo é justamente um argentino(que sempre foi carrasco do Brasil) como Milito jogar desse jeito. Já pensaram contra o Brasil, se o Brasil se classificar? #medo.
(Foto: Globo Esporte)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Write the Future

Sei que o blog não é pra fazer propagandas, mas é sobre futebol e, assim como vários outros sites mostraram, acho que esse vídeo realmente deve estar aqui.

É a campanha da Nike que vai estrear nas finais da Liga dos Campeões e mostra grandes craques patrocinados pelo fabricante de material esportivo. Já caiu nas graças do público e provavelmente vai marcar época. Inesquecível, confiram:

Nike Write The Future from Wieden + Kennedy London on Vimeo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

São Paulo se vinga do Cruzeiro vai para semifinal da Libertadores

Ontem o tricolor paulista conquistou a vaga para as semifinais da Copa Libertadores contra o Cruzeiro.

No segundo jogo que foi realizado ontem no Morumbi, o time de Ricardo Gomes ganhou por 2 x 0 com gol de Hernandes e Dagoberto, repetindo o mesmo placar da semana passada.

Essa partida foi praticamente decidida logo no 1º minuto de jogo com a expulsão de Fred do Cruzeiro que jogou a mão na cara do Richarlyson do SP. Uma atitude q merecia um cartão amarelo, porém, o juiz urugaio Jorge Larionda,não achou isso e deu cartão vermelho para o jogador do time mineiro, assim a Raposa perdia seu principal jogador e com 1 homem a menos em campo, ficou uma situação difícil de ser revertida.

São Paulo deu o troco no Cruzeiro, que no ano passado eliminou o time paulista nas quartas de final, agora conquista a vaga para semifinal da Libertadores. Seu adversário vai depender de quem vencer hoje.

De uma coisa é certa, a entrada de Fernandão no ataque junto com Hernandes e Dagoberto deu novo gás para o time que é um time mais atuante.
UPDATE: São Paulo enfrenta o Internacional que perdeu pro Estudiantes por 2x1.


(Foto:AFP)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Paradinha, pode. Paradona, não!

Diante de tantas polêmicas, a Fifa anunciou ontem que a partir de junho a paradona será proibida nas cobranças de pênaltis, com punição do jogador com cartão amarelo e repetição do pênalti.

Mas peraí. Eu disse paradona? Mas o nome não era 'paradinha'? Pois é. Os jogadores começaram com a paradinha, foram se empolgando, fazendo firulas e alguns faziam uma paradona. E foi com esta que a Fifa resolveu parar.

Já é alguma coisa, claro. Mas eu acho que essa coisa de 'inha' e 'ona' vai servir pra criar polêmica. Vai sobrar pro juiz, durante o calor do jogo, definir o que pode e o que não pode. Se hoje os juízes já são culpados por todo resultado de jogo, imaginem só depois disso. O cobrador vai falar que deu paradinha, o goleiro vai dizer que foi paradona, e o juíz no meio da confusão.

Particularmente, acho que ou proíbe tudo de vez, ou não proíbe nada. Vamos facilitar as coisas, pra evitar injustiças futuras. Mas espero sinceramente que eu esteja sendo pessimista, e que dê tudo certo!
(Neste link tem um vídeo com a ilustração do que pode, e do que não pode.)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Lista dos convocados da seleção brasileira

Agora há pouco, foi anunciada a lista com os nomes dos 22 jogadores que irão defender a seleção brasileira do técnico Dunga. Sem muitas surpresas e com muita coerência. Vamos a lista:

Goleiros:
Júlio César
Gomes
Done

Laterais:
Maicon
Daniel Alves
Gilberto
Michel Bastos

Zagueiros:
Juan
Lúcio
Luisão
Thiago Silva

Volantes:
Gilberto Silva
Felipe Melo
Josué
Kleberson

Meio de Campo:
Elano
Ramires
Kaká
Julio Batista

Atacantes:
Luís Fabiano
Nilmar
Robinho
Grafite

Lembrando que o técnico Dunga deve apresentar a lista de mais 8 jogadores para completar um total de 30 jogadores, caso alguns dos 22 esteja contundido.


Não lembra quem são? Veja-os aqui (clica).


----
Atualização:

Os sete jogadores que estão na lista de suplentes da seleção:
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Alex (Chelsea-ING)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Sandro (Internacional-RS)

sábado, 8 de maio de 2010

Minha Copa Inesquecível

Ano de Copa, documentários, coleções, álbuns de figurinhas pipocam falando de Copas antigas, os artilheiros, craques, grandes jogos. Época ideal para todo mundo virar especialista em história das Copas mas nada se assemelha à experiência de ver e viver uma. Por isso a Copa de 1994 nos EUA é minha Copa inesqucível.

Eu era muito novo nos torneios anteriores e nos seguintes a faculdade (1998), horário (2002) e trabalho (2006) me impediram de ver os jogos como vi em 1994, em plenas férias do meio do ano. Vi praticamente todos os jogos, por um tempo eu sabia o placar de TODOS eles de cabeça. Guardei recortes, comprei cards (acompanhando a moda dos cards do campeonato italiano). Além disso tudo eu ainda vi o Brasil ser campeão do mundo pela primeira vez!!



Sei que muitos amantes mais antigos do futebol torcem o nariz para a Seleção de 1994, eu entendo, compará-la com as que jogaram em 1958, 62, 70 e 82, que não levamos, é covardia. Mas, pô, dá licença, foi a seleção que E vi ser campeã do mundo, foi a que eu mais torci! Além do mais, ela entrou naquele torneio para vencer, abriu mão do jogo bonito, nos deu o título que precisávamos e esperávamos há 24 anos. Mas, sejamos honestos, era um time com qualidades, bons jogadores, impunha respeito, medo. Não foi brilhante no meio de campo mas tinha uma defesa sólida, bateu o recorde de menos gols sofridos, apenas 3 (que a França bateu na Copa seguinte com 2, ok). Tivemos naquele time o último lateral direito digno da camisa 2 da Seleção, Jorginho (aquele cruzamento contra a Suécia deixa saudades), do outro lado Leonardo e Branco também mostravam a força do time. E na frente? Me digam, que time do mundo hoje não gostaria de ter um ataque com Bebeto e Romário? Que defesa hoje não teria arrepios ao pensar em enfrentar esses dois, aqueles dois que fizeram uma das maiores duplas de ataque do nosso futebol? Alguém discorda da habilidade, categoria e poder de decisão deles?



Nossa Seleção acabou ficando sem um camisa 10 pois Raí, que era o capitão, não jogou o que se esperava, foi barrado, substituído por Mazinho e a braçadeira foi para Dunga. Aliás, foi a primeira vez que jogadores usaram os nomes nas camisas e os juízes deixaram de usar só preto.

Dessa Copa eu também lembro de ter visto um dos maiores goleiros da história, o belga Preud'homme, que, curiosamente, levou um dos gols mais belos da história do campeonato, do saudita Saed Owairan, que driblou todo mundo partindo do meio de campo. O belga protagonizou outra cena famosa daquele ano ao partir para a área adversária no final do jogo contra a Alemanha nas oitavas de final para tentar evitar a eliminação do seu time por 3x2. No filme oficial da Copa um americano conta que essa foi a cena mais marcante para ele do campeonato. Nesse jogo ocorreu um dos maiores erros de arbitragem da história quando o juiz não deu um pênalti em que DOIS alemães empurraram um belga na área. Mais tarde ele admitiu o erro.

Nessa copa um jogador, o russo Oleg Salenko, bateu o recorde de gols marcados em um só jogo ao marcar 5 contra Camarões na maior goleada da Copa, 6x1. O gol camaronês foi marcado pelo herói nacional Roger Milla, que se tornou o homem mais velho a marcar gols em Copas. Salenko nunca mais arrumou nada no futebol e hoje pensa em vender seu troféu de artilheiro desta Copa para os árabes para fugir da falência.

Nessa copa uma trave de gol foi quebrada, os jogadores tentaram prender a rede numa câmera que ficava perto mas o arco foi trocado no meio do jogo (o recorte do jornal da época está preso no quadro de avisos do meu quarto, não me perguntem porque). Foi no jogo México e Bulgária. Aliás, a Bulgária teve um dos artilheiros da Copa. Ao lado de Salenko, Hristo Stoichkov, parceiro de Romário no Barcelona, marcou 6 gols. A Bulgária também teve o mérito de eliminar a então campeã Alemanha, de virada.

A surpresa africana dessa vez foi a Nigéria, que bateu a Argentina e ia eliminando a Itália mas menosprezou a seleção tricampeã mundial (como seu técnico contou mais tarde) e acabaram levando uma virada com dois gols de Roberto Baggio, que era o melhor jogador do mundo na época mas ficou marcado por perder o último pênalti na final contra o Brasil. Vale lembrar que ele e Baresi, que perdeu o outro pênalti, jogaram no sacrifício, com a perna machucada.

Essa Copa teve um romeno como um dos craques, o primeiro a surgir no torneio, Gheorghe Hagi. Foi a última participação de Maradona, que foi suspenso por dopping. Foi a penúltima de Lotthar Mattäus, um dos recordistas de participação com 5 copas nas costas. O recorde de público foi batido nessa Copa, logo nos EUA, país que não liga para o soccer. Aliás, os EUA acabaram eliminados nas oitavas de final, em um jogo dramático contra o Brasil, no dia de sua independência. As TVs americanas chamavam o público para torcer, os jornalistas brasileiros cobrindo a Copa ficaram assustados, temeram a desclassificação. O jogo foi sofrido, Leonardo, exemplo de bom comportamento e educação em campo, foi expulso ao dar uma cotovelada em Tab Ramos, que foi parar no hospital. O jogo ficou em 1x0, gol de Bebeto após genial jogada de Romário. A cena de Bebeto agradecendo dizendo "Eu te amo" para Romário é famosa.



Como é famosa a comemoração "nana-neném" feita por Romário, Bebeto e Mazinho durante o jogo contra a Holanda, homenagem ao filho recém nascido de Bebeto, Matheus. Esse jogo aliás estava fácil, 2x0 para o Brasil, mas complicou, os holandeses empataram. Antes do jogo o temor de Parreira, nosso técnico, era o ponta direita holandês, Marc Overmars, jogador extremamente rápido. Quem ia marcá-lo era Branco, jogador veterano, vindo de contusão, substituindo o suspenso Leonardo. Branco anulou Overmars de tal forma que ele nunca mais jogou na ponta direita. Ainda enfiou a mão na cara do holandês pouco antes de receber a falta que cobrou de forma magistral fazendo o terceiro gol do Brasil.

Nas eliminatórias nossos jogadores passaram a entrar de mãos dadas, o que durou até a derrota para a França em 1998. O que era símbolo de união virou motivo de ridículo e chacota no país. Foi a primeira Copa de Ronaldo, o Fenômeno, foi um dos uniformes mais feio que já tivemos, foi o tetra de Zagallo.

O título de 1994 também foi o momento de grande alegria para superar uma grande tristeza pois naquele ano o Brasil comemoraria dois tetras mas uma curva em primeiro de maio tirou a vida de Ayrton Sena, algo que foi lembrado pelos jogadores na comemoração do título.

Por tudo isso e mais um pouco, a Copa dos Estados Unidos de 1994 é a minha Copa Inesquecível.

PS: A campanha do Brasil
2x0 Rússia
3x0 Camarões
1x1 Suécia
1x0 EUA
3x2 Holanda
1x0 Suécia
0x0 (3x2)Itália

PS 2: Eu escrevi tudo isso de cabeça ;)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segundona...

A 2ª divisão do Campeonato Brasileiro começa nessa sexta e vinte clubes disputarão entre si as quatro vagas de acesso para a Série A do próximo ano.

A região Sudeste terá o maior número de participantes, serão nove clubes. Do Nordeste serão seis. Do Sul três clubes. Do Centro-Oeste teremos dois clubes.

Os times:

América e Ipatinga - de Minas Gerais

Bragantino, Guaratinguetá, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André e São Caetano - de São Paulo.

Náutico e Sport - de Pernambuco

Bahia - da Bahia

Icasa - do Ceará

ASA - de Alagoas

América - do Rio Grande do Norte

Coritiba e Paraná - do Paraná

Figueirense - de Santa Catarina

Vila Nova - de Goiás

Brasiliense - do Distrito Federal


E ai, qual deles você acha que subirá?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais uma vez...

Mais uma Libertadores, mais uma eliminação precoce...

Dessa vez a tristeza foi diferente. Em 2006 foi mais dolorida e revoltante a desclassificação. Ontem nós ganhamos com garra, mas perdemos com injustiça... Culpa de quem? Não vou procurar culpados. Futebol tem dessas coisas.

Vamos em frente.

A obsessão continua, afinal, é o único título que nos falta. Teremos mais 100 anos pela frente, ou mais ainda se preciso for, para conquistá-lo. Não vamos desanimar.

Nunca te abandonaremos porque te amamos, Corinthians.

'Quem acredita sempre alcança!'

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Duelo de Alvinegros na Copa do Brasil

E finalmente chegou o dia. O jogo mais esperado da Copa do Brasil, uma ‘final antecipada’, como muitos vem dizendo por aí. Depois de um jogo ESPETACULAR semana passada, em que o Galo ganhou de 3x2 dos meninos da vila, hoje é o momento decisivo.

Se o jogo por si só já estava sendo muito aguardado, depois da comemoração dos jogadores do Santos quando foram campeões paulistas ( com provocação ao Luxemburgo, técnico do Galo, e ao Tardelli, jogador que marcou os 3 gols atleticanos do jogo), a ansiedade ficou ainda maior.

Toda a imprensa paulista levou como brincadeira, coisa de menino a provocação. Sou suspeita pra falar, porque isso mexe com o brio dos torcedores também. E achei uma brincadeira de mau gosto. Pra tudo tem limite, acho que provocações deste tipo não deveriam fazer parte de atletas profissionais. Tenho certeza que se fosse qualquer outro time fazendo estas mesmas provocações, seria muito mal visto.

Polêmicas à parte, com certeza será um jogaço. Desde segunda, quando passou a euforia e comemorações com a conquista do campeonato mineiro, todos os atleticanos estão com o coração na boca, custando pra controlar a ansiedade. E está chegando a hora. Vamos ver qual será o final desta história.

Clipe em HD do 1° jogo, bem bonito:




*Li hoje um texto interessante sobre o time do Santos, e recomendo: Blog Cosme Rímoli


sábado, 1 de maio de 2010

O Clipe da Copa

Veja o vídeo do 'Hino do Mundial' estrelado pela cantora colombiana Shakira. Clipe de “Waka Waka (This Time For África)”:



Diferente de alguns atletas que aparecem no vídeo, como Ronaldo, Zidane, Beckham e Nedved, a cantora já está convocada e confirmada para a Copa, no caso, para a cerimônia de abertura, dia 10 de junho.

O clipe foi divulgado pela Fifa em seu canal no YouTube.