segunda-feira, 18 de abril de 2011

Especial Segundona Baiana: A força espanhola

E no penúltimo capítulo do especial sobre os principais clubes que disputam a Segundona baiana, hoje a bola da vez é o Galícia.

Salvador tem a maior colônia espanhola do país. Muitos dos nativos europeus, vieram com o objetivo de ganhar a vida em terras brasileiras, principalmente, após a abolição da escravatura. 
No início do século XX, os espanhóis que aportaram em Salvador, tinham como principal objetivo, estabelecer sua vida familiar e financeiramente, e a melhor maneira de crescer em terras distantes, foi por meio do forte comércio, muitos funcionando até hoje, passando de geração a geração.
No futebol, houve a necessidade de trazer o espírito dos galegos, povo da região da Galícia que forma a maior parte da colônia espanhola aqui na capital. Em 1º de janeiro de 1933, surgia então o Galícia Esporte Clube, que foi o primeiro tri-campeão do estado.
Sempre foi um clube de muita tradição e que fez jogos emocionantes contra seus maiores rivais, Bahia, Vitória e Ypiranga respectivamente.


O clube já participou do Campeonato Brasileiro da Série A em duas edições, em 1981 e 1983. É o quinto maior colecionador de títulos do Baianão, com 5 conquistas. Na Segundona local, venceu outras duas vezes e o Torneio início, com outras 9 conquistas.
O clube é um revelador de craques, como Washington, que formou dupla com Assis no Fluminense e no Atlético-PR, Oséias (ex-Palmeiras e Atlético-PR), Toninho Oliveira (ex-Flamengo), Servílio (ex-Corinthians) e Vevé (ex-Flamengo e Seleção Brasileira).
Já vestiram a camisa azulina, nomes como Marinho Peres, Jacozinho e Lenílson (ex-São Paulo). Treinaram o clube do Parque Santiago, Abel Braga, Aymoré Moreira, Jorge Vieira e Danilo Alvim.
Hoje, o clube conta com a parceria do seu torcedor, que formou até uma associação que trabalha junto à diretoria, em prol da agremiação.

Nenhum comentário: