sexta-feira, 27 de maio de 2011

10 anos de um gol



Pense num gol histórico do seu time. Eu talvez consiga pensar nos gols de outros times mas certamente muitos conseguem pensar num gol histórico do Flamengo, e este gol está completando hoje 10 anos.

Há 10 anos um sérvio se tornava ídolo da maior torcida do país e entrava para a história do futebol carioca. Um gol ao estilo que os americanos gostam de colocar em seus filmes sobre esporte, no momento final, aquela bola para dar o título ao time, aquela sexta de três para virar o jogo nos segundos finais. Um gol que, como disse o André Monnerat, foi responsável até pelo Hexacampeonato do Flamengo oito anos depois. Um gol que selou a sina do Vasco de ser vice (não adianta empurrarem números sobre quem tem mais vices, o Vasco é o vice do Flamengo). Gol que tem outro herói no amigo Wilson que insistiu para que Pet jogasse pois o sérvio tinha decidido não entrar em campo por causa de atrasos no salário.


A narração de Luiz Penido é bem comentada entre os torcedores e tem a previsão de Washington Rodrigues dizendo que São Judas Tadeu acabara de chegar ao Maracanã. Mas o que eu vi no dia foi a sequência abaixo, narrada pelo Luis Roberto.


O Globoesporte.com fez um minidocumentário interessante sobre o gol entrevistando os personagens centrais da história além de uma página especial dedicada ao fato. E no Urublog, torcedores prestam sua homenagem ao gol histórico. Da minha parte, não consigo expressar em palavras o que senti há 10 anos e nem o que sinto a cada vez que revejo a cena. Imaginem tentar explicar o que sente cada torcedor rubro-negro. Mas basta pensar que hoje este gol está sendo homenageado de diversas formas para ter ideia da grandiosidade.

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Fantástico. Realmente só em filmes a gente vê momentos assim.