sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ética x Moral


Em todo esporte, bem como na vida real, onde existiram e ainda existem batalhas, há certas "regras", ou podemos chamar de "moral". Estas "regras" são escritas, e, portanto, a obrigação de cumpri-las se faz a partir de uma fiscalização, muitas vezes severa. Moral vem do latim mores ou "referente a costumes". É um meio de organizar o que acontece no planeta. É um conjunto de leis e normas a serem seguidas. Existem, porém, aquelas normas que não temos obrigação de cumprir, não existem escrituras ou livros com artigos e leis para elas. Elas existem na consciência, no interior do homem. Estas atitudes são feitas a partir de uma iniciativa própria, de princípios humanos, não-escritos em tábuas de pedra, mas que estão gravadas no interior de um ser: A ética.

A moral determinou muitos dos traços do ser humano atual. A lei fria e crua dos tempos medievais inspirou muita gente a fazer muita coisa. Homens perderam a cabeça cumprindo-na. Outros cortaram cabeças cumprindo-na. Fizeram o que tinham de fazer.

Mas hoje eu li algo que me influenciou neste assunto de moralidades, ética, obrigações e cavalheirismo.

Volante pode ser suspenso pela
primeira vez na carreira
Li a respeito do volante Renato, atualmente no Botafogo, ex-jogador de Santos e Sevilla. A notícia era: "Renato pode ser suspenso pela primeira vez na carreira". O tipo de coisa que não se vê todo dia no futebol. Assim como o meia-atacante Ryan Giggs, do Manchester United, que NUNCA foi expulso em toda a sua carreira. Esses dias li sobre o "fair play", e eu não sabia que esta é uma das poucas coisas que acontecem dentro de campo e não estão escritas. Não há regra dizendo que o jogador deve devolver a bola para o time adversário quando este a jogou propositalmente para fora do campo, a fim de que alguém que não é do seu time receba atendimento. A única coisa que move 90% dos jogadores a devolver a bola se chama: Ética. Uma prática antiga essa, a do fair play. Incentiva a reciprocidade, o humanismo. A ética de Renato, de Giggs, contrasta com a falta dela em outros casos. Jogadores violentos no campo, torcedores violentos nas arquibancadas, cumprindo apenas com suas obrigações morais. Nada de ética.

Ryan Giggs nunca foi expulso
Exalto esses dois jogadores, fenômenos raros no futebol, porque são exemplos de vida a serem seguidos. Futebol elegante, cavalheiro, é um futebol bonito. Agressividade e deslealdade são conceitos diferentes. Fica a dica para quando assistir outra partida de futebol na tv, ou ao vivo: Repare no cavalheirismo de alguns jogadores, e na irresponsável falta de tato de outros. Que sirva de exemplo aos violentos, aos desleais, o jogo limpo e a lealdade destes. Seres humanos preocupados em jogar limpo, em vencer honestamente, mas muito além disso: vencer em paz consigo mesmo, ostentando o título de "fair Play", de cavalheiro. Merecem nosso respeito, nossa admiração. Parabéns!

3 comentários:

Anna Flávia disse...

Boa!

Que muitos ainda mirem-se no exemplo deles dois.

Beijo

Diego_eng disse...

Realmente, eh de se admirar.

Poucas vezes a gente ve, mas sempre admira!

Parabens pela belissima lembranca

Bruna disse...

Muito bom!

O "fair play" deve ser praticado não só nos esportes mas na vida tbm!!!

Adorei o texto!
bjoos