sábado, 19 de julho de 2008

Dia do Futebol

Hoje é o dia do Futebol. Nunca tinha ouvido falar em tal data apesar de gostar muito do esporte. Há 108 anos em 19 de julho foi fundado o Sport Club Rio Grande, clube mais antigo do Brasil. Já em 1976 a CBD resolveu usar a data para oficializar como dia do futebol. Será que é tão importante assim? Não custa lembrar que a FIFA se orgulha de ter mais países associados que a ONU.

Sinceramente, não acho que valha a pena ter um dia do futebol pois como sabemos futebol é todo dia. Normalmente se fazem datas para relembrar acontecimentos históricos, religiosos ou que tenha a intenção de fazer a população lembrar de algum fato. Futebol não precisa pois está no nosso sangue, no nosso dia a dia. Hoje, graças a globalização e a TV a cabo temos futebol todo dia do mundo inteiro. Campeonatos Nacionais Série A, B, C, Copa do Brasil, campeonatos regionais, 2 sulamericanos, todos os campeonatos nacionais dos princiais países da Europa, copas continentais e mundiais fora os encontros entre seleções. Temos uma overdose de futebol, o esporte mais praticado no mundo. É tanto futebol que ninguém lembra que existe um dia para comemorá-lo e relembrá-lo.

Quem diria que quando Charles Miller chegou em São Paulo Trazendo suas primeiras bolas de futebol aqui estava mais para o pais das regatas. Hoje somos o país do volei, franco favoritos para as medalhas de ouro em ambas as modalidades. O futebol, com a globalização acabou nivelando as equipes do mundo todo e exportando todos nossos craques fazendo o Brasil, antes país do futebol, ser considerada apenas uma boa equipe. Hoje, na era Dunga o futebol brasileiro pena, mas como é amplamente difundido, sempre aparece jovens esforçados querendo oportunidades em equipes maiores, por isso amamos este jogo.

Na verdade se queremos fazer as autoridades e o povo brasileiro em lembrar de algo que precisa melhorar é fazer um dia do basquete.

4 comentários:

Lulu on the sky disse...

Viva o dia do futebol, concordo com vc. Futebol é todo dia, não necessita ter um único dia para celebrar isso.
Big Beijos

Anna Flávia disse...

Também não sabia que existia o dia do futebol, mas era de se esperar que tivesse.

Uma coisa boa desse dia foi você voltar a postar! =)

Beijo

Cadinho RoCo disse...

O interessante do seu raciocínio é que parece ter esquecido que mãe, pai, criança e coisa e tal também estão, ou devem estar, diariamente em nossas vidas e nem por isso deixem de ter seus dias. Tudo isso tem um forte aceno de vaidade para que fulano que teve a idéia seja lembrado ou eternizado com a data, sem dizer do interesse comercial existente em cada uma dessas datas. E procure saber, porque deve existir sim o dia basquete também.
Cadinho RoCo

Thiago Forrest Gump disse...

Também é novidade pra mim...