terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um retrato brasileiro

As crianças gostam de repetição pois temem nunca mais sentir novamente o prazer da primeira vez. Assistem dezenas de vezes ao mesmo desenho, num intervalo de tempo curto, não porque não gostam de outra coisa, mas apenas porque querem ter novamente a sensação boa da vez anterior.

Querem também ter o domínio da situação. Antecipar frases, enredos, mostrar que sabem o que estão fazendo.

Dunga agiu como uma criança hoje. Armou a seleção da mesma forma como das vezes anteriores em que o Brasil venceu a Argentina. Mas ele esqueceu que no último jogo, pelas eliminatórias, o empate mostrou que o técnico não tem mais o elemento repetidor a seu favor. Porque do outro lado não tem nenhuma criança.

A Argentina já sabe como vencer o Brasil de Dunga. Provavelmente, enfiará uma goleada na partida de volta das eliminatórias, caso Dunga ainda esteja no cargo.

Assim como o bebê-mor, os jogadores reagiram tal qual. Pontapés, faltas desleais, coisa de criança contrariada, mimada, que destrói um brinquedo antigo quando não ganha um novo. Anderson foi covarde, assim como Lucas e Thiago Neves.

Reflexo da falta de comanda fora de campo - e dentro também. Afinal, cabe ao capitão colocar ordem no time e perdir calma. Mas Ronaldinho Gaúcho não escapou da mediocridade, ao se calar e distribuir pontapés - nem ao menos pressionar o juiz ele fez.

Retrato de um Brasil infantil, que usa retórica para explicar atuações, que tem no comando um técnico que não é técnico nem motivador e que desperdiça uma geração talentosa sem ao menos mostrar maturidade de quem deveria ter.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muita gente vai me odiar por isso, e não estou falando isso porque o Brasil perdeu. Mas eu nunca gostei do Ronaldinho Gaúcho, nunca achei que merecia o título de melhor do mundo. Pra mim ele não passa de um acrobata, uma foca!
Prefiro mil vezes um jogador raçudo, que joga feio mais resolve!
Essa safra de jogadores do Brasil tá péssima e só a CBF mesmo pra contratar um técnico sem experiência nenhuma para digirir a seleção.
Beijocas

Lulu on the sky disse...

Pessoal, desculpem o sumiço mas tive problemas com o pc.

FORAAAAAAAAAAAAAAA DUNGA... do jeito q vai a seleção nem tem chance na próxima copa.

Big Beijos

warley.morbeck disse...

Dunga é péssimo. Mais uma bola fora do Ricardo Teixeira.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/