sexta-feira, 3 de abril de 2009

Com quantos volantes eu vou?

Muito pouca gente anda satisfeita - ou até interessada - com as atuações da Seleção Brasileira. O técnico Dunga é uma delas. Ele parece que não vai abrir mão de três volantes, como se número de defensores significasse uma boa defesa, na Seleção isso só com o Júlio Cesar mesmo.

Mas eu lembro de 1993, 1994 quando Parreira irritou a todos com dois volantes no time que foi à Copa, um deles o próprio Dunga, ao lado de Mauro Silva que tiveram uma atuação excelente no campeonato. Junto com os dois zagueiros, Aldair (excepcionalmente fantástico na Copa) e Márcio santos e os laterais Jorginho (o último lateral direito que tivemos de verdade) e Leonardo/Branco, garantindo a que seria a defesa menos vazada da história das Copas até então com três gols sofridos (na copa seguinte a França superou co apenas dois). Até o Casseta & Planeta na época ironizou com uma paródia da música "Aquarius" que dizia "Até Saturno ficou muito Plutão/Com dois cabeças de área na Seleção".

Hoje qual time jogu com apenas um volante?

9 comentários:

Evy disse...

É... Até o Dunga não se preocupa mais com a seleção. Mas foi só ganharem uma partida contra o fraco peru que rapidinho vão voltar a falar que a seleção está bem sim, que o esquema do Dunga funciona. Qual o problema de Ronaldinho e Kaká aturem juntos?!Oo Esses 2 jogos pela eliminatórias tudo bem porque nenhum dos 2 tinham condições de atuarem os 90min, mas nos outros, ql o problema?! De que adianta ter uma defesa "toda protegida" quando não tem uma opção de um meia que saiba tocar e um condutor?! Quer continuar jogando bola diretão da defesa para o ataque?!
Me irrita ver essa seleção jogar. Não vejo o toque de brasil nela. Parece mais uma seleção européia.

Bjo

Blu disse...

É raro ver time com um volante só. Principalmente no Futebol Brasileiro, onde os técnicos rodam se perderem 3 jogos seguidos. A preocupação aqui tem sido em montar uma defesa boa, ataque passou a ser consequência. Tanto que nos últimos Campeonatos Brasileiros, os líderes sempre se destacam pelos poucos gols que sofrem.

The-Insighters disse...

pronto! achei o lugar que vai me deixar bem atualizada no futebol.que aliás não entendo muito,nem acompanho mas quero começar a acompanhar!
;)

OAlbergueiro disse...

Ninguem ou quase ninguem joga com apenas um volante...mas o que deve existir é um volante que seja tambem um meia...e isso são poucos os que sabem fazer....a marcação hj no futebol e meia vitoria..entao nao se pode jogar mais apenas com um volante...sua pergutna só encontra essa resposta..
abs.

Thiago Forrest Gump disse...

Se ele ganhar a Copa as críticas acabam...

Sem Zidane fica mais fácil!

Rafael Zito disse...

Digamos q os times q jogam no 4-4-2 estilo losango jogam com apenas um volante... sem contar q hj em dia existem poucos volantes brucutos...Hernanes, Pierre, Jean e Cristian são jogadores q marcam bem e sabem sair jogando...

Qnto a Dunga eh uma enganação... parabens ricardo teixeira...

Um abraço e aproveito pra convida-lo a participar da discussao q a equipe do Jornalismo Esportivo escolheu pra essa semana no quadro "OPINIÃO". Quem ficará com a última vaga do Paulistão?
www.esportejornalismo.blogspot.com

Evy disse...

Eu continuarei criticando.
Ele não vai ficar até a copa mesmo...
rs

Anônimo disse...

Concordo quando dizem que a seleção brasileira mais parece seleção européia, apesar de que seleções européias agora teem a garra brasileira... coisa que o brasil perdeu.

ótimo blog.
bjos. xD

Rafa disse...

Tá, eu não entendo muito de futebol, mas gosto do assunto. Descobri isso depois que comecei a perceber que eu estava viciada em ver as notícias do meu time. Valeu pela visita!

E sobre os volantes, eu nem sei a função deles.. rs

Abraço..
Adorei o blog!