terça-feira, 29 de setembro de 2009

Falando em porcentagens...

O GloboEsporte.com publicou uma matéria bem legal com as chances de cada time ser campeão brasileiro ou rebaixado, com cálculos do matemático Tristão Garcia.

Outro Amador, o Rui Bittencourt, postou outro dia um site do Departamento de Matemática da UFMG, com várias outras probabilidades.

Bom, vamos aos números, certo?

O líder, Palmeiras, tem 62% de chances de ser campeāo e 97% de chances de estar na Libertadores ano que vem.
O engraçado disso é que, mesmo somando as probabilidades dos 6 followers mais próximos do Verdão na classificação, ela chega a pouco mais da metade da probablidade do Palmeiras levar a taça (a some resulta em 38% de chances de título).

Já quando o assunto é Libertadores, do Atlético-MG (5˚ colocado) para baixo, as chances de classificação são muito poucas. Para efeito de comparação, o time mineiro tem 50% de chances e o Grêmio (6˚) tem 19% de chances de disputar o torneio.

E passando ao assunto rebaixamento, o Fluminense lidera a tabelinha de probabilidades com 92% de chances de cair.

Algo curioso, no entanto, é a comparação de chances da dupla Fla-Flu (que faz o clássico do 'agora ou nunca' no próximo domingo, 04/10). Por um lado, o Flu tem 8% de chances de não ser rebaixado, enquanto o Fla tem 5% de chances de estar na Libertadores. Os dois até que podem ter sucesso em suas empreitadas, contudo, vão ter que ralar muito!! Vencer o clássico é um bom começo...

5 comentários:

Gremista Fanático disse...

Pois é, quanto mais o campeonato se aproxima de seu fim mais se ouve de probabilidades e chances de titulo e de fugir do rebaixamento, eu não gosto muito disso porque tudo se decide mesmo dentro de campo e se um time tem 0.01% de acontecer alguma coisa pode acontecer e as vezes quem tem 99% não acontece. abraços.

Saudações do Gremista Fanático

Saulo disse...

O meu Botafogo tá doido pra cair.

Anna Flávia disse...

Por isso prefiro o mata-mata! :P


Beijo!

João Lucas disse...

Não tem jeito, o Flu vai cair esse ano. E tb acho q o Palmeiras leva. Flw! Abraço.

Ivan Grycuk disse...

Mata-mata é sacanagem... não é justo o time que só ganha alguns jogos no final ter as mesmas chances de ser campeão.

A liga premia o planejamento e a melhor gestão dos clubes. Mata-mata, pra mim, é sacanagem.

*e se o papo de erros de arbitragem tá tão na moda ultimamente, imagina num mata-mata? Lá... jogou, acabou.