segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

E o Brasileiro de 1987?

O segundo assunto que eu vou desabafar é sobre 1987. Eu cheguei a falar no meu blog que quem contesta este título do Flamengo é recalcado, mal informado ou mau intencionado. Eu comparo essa situação ao dos vários casos jurídicos que ocorrem mundo afora e que estamos acostumados a ver no Brasil e chamamos de impunidade. O sujeito é claramente culpado, existem dezenas de provas contra ele mas, por uma falha no processo, uma brecha na lei, um formulário mal preenchido, uma prova obtida de forma duvidosa, o processo é anulado e ele é inocentado.

É o que fazem os diversos integrantes da torcida arco-íris ao se agarrar no único argumento para contestar este título do Flamengo, o de que a CBF não reconhece o título. Ficam matraqueando esse argumento como papagaios. Muitos ignoram a história, o campeonato que seus times disputaram e a regra com a qual concordaram. Fosse o Inter a ter vencido aquela final provavelmente hoje somente os gremistas contestassem. História essa que nem vou contar, existem várias versões sobre ela. O que é fato é que o Clube dos 13 concordou em não disputar quadrangular nenhum e que a Copa União reunia os melhores times do país. Chega me enojar ver jogadores, torcedores e dirigentes destes clubes negarem o que fizeram e assinaram no passado, como faz hoje o presidente do São Paulo na época. Disputaram o campeonato, fariam o mesmo, mas como não levaram, criticam.

Tem quem diga que só a Rede Globo, ou a imprensa, reconhece esse título e agora falam que a CBF quis dar o campeonato de 2009 ao Flamengo. Ok, ela ajuda a ganhar um, mas não reconhece outro.

Alguns chegam ao absurdo de dizer que o Flamengo teve medo de jogar com o Sport, argumento que daria dor na barriga de tantas risadas. O Internacional deve ter tido medo também, se não entraria no quadrangular, jogaria com Sport e Guarani, ganharia do Flamengo por WO e talvez fosse hoje o campeão "reconhecido pela CBF". Sem falar que a final do módulo amarelo sequer foi terminada, terminou empatada nos pênaltis em 11x11!! Quem tiver curiosidade de olhar as escalações dos times da Copa União de 1987 talvez faça como um colega meu, colorado, que, ao ver a escalação do Flamengo pensou "nós tomamos SÓ de 1x0 pra esse time?!?!". Era um time que possuia CINCO jogadores que veiram a ser titulares na Copa do Mundo de 1994, Aldair, Bebeto, Zinho, Leonardo e Jorginho. Tinha também outros como Andrade, Nunes, Leandro, Edinho, Aílton, Zé Carlos, Renato (que na época ainda não era o Gaúcho) e Zico. Vejam a escalação dos outros times e vejam quem dali sobressaiu. Zetti, do Palmeiras, Bobô do Bahia, Taffarel do Inter... bem poucos.

Por isso tudo chego à conclusão de que quem não reconhece esse título do Flamengo é recalcado, mal informado ou mau intencionado (acho "mau caráter" uma expressão muito forte pra ser usada, mas caberia bem). Informação se colhe facilmente hoje em dia mas, para facilitar, dou a lista dos membros fundadores do Clube dos 13 em 1987:
Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. Além desses, Santa Cruz, Coritiba e Goiás disputaram a Copa União. Além desses, reclamar é choradeira de time pequeno mesmo.

E aí, concorda, ou é recalcado, mal informado ou mau intencionado?

Pra ajudar, uma entrevista com Juca Kfouri, jornalista corinthiano, contando sobre o campeonato. Quem procurar vai achar o presidente do São Paulo defendendo o título do Flamengo, antes que seu time fosse pentacampeão, claro (mau caratismo?) e até Eurico Miranda, ainda de cabelos pretos, dizendo que o Flamengo é o campeão de 1987. Encontrará também Emerson Leão, técnico do Sport na época e seu presidente se agarrando a argumentos como os que eu citei para justificar o título pernambucano.

2 comentários:

Anna Flávia disse...

Pra mim não há o que questionar. O Flamengo é Hexa e fim de papo.

Ótimo texto. Buscou fundamentos, relembrou diversos fatos.

Espero que todos leiam, inclusive a torcida arco-íris, e acabem com esse 'cócócó'(como dizem por aqui. :P).

Beijo.

Unknown disse...

OTIMO COMENTARIO..CONTESTAR ESSE TIME AI QUE É UMA VERDEIRA SELEÇÃO BRASILEIRA??? É HEXA E PONTO...DEIXE OS RECALCADOS FALAREM....AFINAL GANHAMOS NESSE ANO DE TODOS ESSES QUE HJ FALAM..DE TODOS OS GRANDES..COMO SAO PAULO , ATLETICO MINEIRO..INTER E ETC.......