quarta-feira, 30 de junho de 2010

Conspiração?

Esse post é meio fora de contexto, aproveitando que hoje não tem jogo, um misto de desabafo com um tipo de previsão para que, quem sabe, no futuro eu possa dizer "eu avisei". Espero honestamente estar errado quanto a isso que vou falar.

Desde 1998 todo mundo fala de armação e conspiração na Copa do Mundo, quem viu aquela final acha muito estranho a forma como o Brasil jogou. A França não tinha um grande time, não ia à Copa desde 1986, éramos franco favoritos mas mesmo assim sofremos nossa maior derrota em Copas do Mundo. Se fala na convulsão de Ronaldo, no chifre que ele teria levado, no equilíbrio entre Europa e América do Sul, na Copa de 2014 no Brasil como recompensa. E o que eu penso disso?

Bom, em 2002 seria muito difícil um time da casa, ou mesmo do continente, ganhar a Copa mas ninguém discorda quando eu digo que a Coréia foi colocada na semifinal e a partir dali deixaram a bola rolar. Em 2006 pode ter havido uma compensação pois a Itália ganhou na Alemanha e a Alemanha ganhou na Itália em 1990 logo após sua reunificação, com Backenbauer, ex-jogador e campeão, como técnico.

Em 2010 temos de novo a Copa em um continente "neutro" nessa disputa Europa x América. Desde 1962 nenhum continente ganha duas Copas seguidas e atualmente o placar está em 9x9. Já ouvi teorias de que já estva tudo acertado, o Brasil levaria em 2002, Itália 2006, Argentina 2010 e Alemanha em 2014.

Eu acho que essa Copa vai pra Argentina, por bem ou por mal. Era uma seleção que até outro dia não tinha nada e se classificou pra Copa no apagar das luzes com um gol em impedimento. Um técnico que não dá instrução à beira de campo mas que foi craque e campeão mundial. Do nada virou sensação da Copa e tem feito gols irregulares em todos os jogos. Mas a babação de ovo em cima dele e da sua seleção está insuportável.

O que fica estranho é a próxima Copa, no Brasil. Será que não "dariam" essa Copa pra gente? Afinal, somos o único campeão mundial que nunca ganhou em casa. Talvez o equilíbrio volte nas próximas Copas, talvez 2010 seja de um campeão inédito, europeu (Espanha ou Holanda), ou até o tetra da Alemanha. Se o Brasil ganhar agora e em 2014, ficaríamos com TRÊS títulos a mais que os italianos, uma superioridade que não deve interessar á FIFA e outras seleções.

Pra completar, já tem gente dizendo que achou estranho a forma com Portugal (não) jogou contra a Espanha, parecido com outras seleções fizeram na Eurocopa 2008.

Como disse, honestamente, quero que tudo isso seja balela, maluquice, teoria da conspiração. Mas uma vitória argentina esse ano me deixará com a pulga atrás da orelha até o apito final em 2014. E, cá entre nós, prefiro perder agora de uma vez do que na final pra Argentina.

9 comentários:

Ivan Grycuk disse...

Bom, ainda acho que vai dar Brasil nas duas... mas vamos ver.

Áh, e acho que a Argentina não passa pela Alemanha...

Abraço!

Magui disse...

Eu fiz um texto sem o brilhantismo deste mas também acho muito estranho.Eu só queria saber porque Ronalucho é o único jogador do mundo a receber pensão vitalícia da NIKE a partir de 98 quando deu piti. Vampeta disse que a Seleção já estava pronta pra entrar quando ele apareceu impondo que iria jogar.Que Edmundo já estava na fila e saiu dando chute em tudo que encontrava pela frente.Um dia, um sobrevivente vai contar.Espero que eu esteja viva.

Murdock disse...

Magui, acho que Michael Jordan e Tiger Woods também recebem essa pensão da Nike. Depois do episódio dos travestis o Ronaldo quase perdeu a pensão dele.

Anônimo disse...

Com certeza há armação em Copas e não é de hoje. O negócio é muito rentável pra simplesmente deixar a sorte - ou o azar - determinar o campeão. Além das referências citadas, como explicar a teimosia da FIFA em adotar a tecnologia para tirar dúvidas, como em outros esportes? Com o juiz todo-poderoso em campo fica bem mais fácil determinar - ou ajudar - o resultado do jogo. Argentina deve levar este ano. Pra 2014, talvez o Brasil.

Um abraco e parabens pelo otimo blog.

Bruno

Anna Flávia disse...

'Um dia, um sobrevivente vai contar.' Também espero por isso.

Infelizmente, futebol é negócio. E quem der mais leva. Infelizmente.

Mas ainda quero me iludir que essa Copa será nossa e próxima também.

Ótimo texto!
Beijo

ítalo puccini disse...

agora que o brasil ganhou em 02, a itália em 06 e a argentina tem jogado razoavelmente bem este ano, fica fácil fazer teorias dessas. acho-as ridículas e nunca serão verdadeiras. tolos dos que caem nelas.

Anna Flávia disse...

E foi feita a tua vontade...

Mandinha_BHz disse...

Futebol(principalmente a Copa) é um esporte extremamente rentável. E como todas as coisas que envolvem MUITO dinheiro, há picaretagem. Isso é fato e bobo é quem não acredita.
Também duvidava muito do Brasil ganhar agora e a próxima, e ficar 3 títulos à frente da Alemanha. Isso tornaria a Copa um evento sem graça por pelo menos 2 mundiais.(sem graça = sem dinheiro).

A minha dúvida é sobre como essa picaretagem acontece. Tenho quase certeza que não passa pelos jogadores. Duvido muito que eles aceitariam queimar o filme, mesmo por muito dinheiro. Duvido que o Dunga aceitaria perder essa Copa, depois de tanta polêmica envolvendo o nome dele. Acredito que seja algo mais interno da FIFA, coisa de juízes e tal.

Anônimo disse...

babacas, é simples. nessa copa nao podia dar nike, a copa é patrocinada pela ADIDAS. Espanha, Alemanha, Argentina (que ja se foi) sao ADIDAS. é facil prever um campeao.