segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Legado de Dunga

Na semana em que Mário Jorge Lobo Zagallo completou 79 anos a Seleção Brasileira voltou a ser assunto por um motivo bem diferente de dois meses atrás. Agora se fala da renovação e a volta do futebol arte, alegre, aberto, pra frente, foi exaltado em vários jornais impressos, televisivos, na internet, nas ruas. Eu acho que esse foi o maior legado deixado por Dunga na Seleção e talvez no futebol brasileiro.

Eu torci para que ele tivesse sucesso na Copa, não deu. Idiota é quem acha que ele foi o responsável pela retranca do futebol brasileiro dos últimos anos (assim como quem acha que tudo de errado no Brasil é culpa do Lula, mas isso é outro assunto). Dunga foi mais um fruto e talvez o auge disso tudo. A Era Dunga foi o nome que inventaram para denominar um tempo de futebol de resultados, fechado, defensivo e agora, com o exagero do técnico na sua convocação para a Copa, implorou-se pelo contrário, para que isso mudasse. Vendo isso eu penso se esse não foi o seu verdadeiro legado para a Seleção, o fim do espaço para cabeças de bagre, brucutus e a busca por craques, jogadores habilidosos e inventivos, que jogem solto e técnicos que os deixem jogar.

A vitória da Espanha na Copa, com seu estilo ofensivo pode ajudar nessa mudança geral também.

Infelizmente, se os resultados não vierem, o discurso mudará, Mano Menezes perderá o cargo, um retranqueiro subirá ao trono e o pragmatismo será proclamado aos quatro ventos. Por enquanto acho que temos que agradecer ao Dunga pelo seu tiro que saiu pela culatra.

4 comentários:

Anna Flávia disse...

Agora que você falou, vejo que faz mesmo sentido.

Saulo disse...

Com o time que Dunga escalou foi sorte ainda termos parado apenas na Holanda!

Ivan Grycuk disse...

Cara, concordo ABSOLUTAMENTE contigo!!

E tomara que seja um legado duradouro!

Gaúcho disse...

Dunga era limitado em campo, limitado como treinador. Já está na hora da CBF contratar técnicos de verdade. Pelo menos chamaram o Mano. Esse é fera.