domingo, 12 de dezembro de 2010

Você conhece o Museu dos Esportes?

Por Amanda Zullo

Você sabia que existe um Museu dos Esportes aqui no Brasil? Ele foi fundado no dia 08 de agosto de 1993, por Lauthenay Perdigão. O museu foi batizado com o nome de Edvaldo Alves Santa Rosa, o jogador de futebol Dida, conhecido pelo tempo que jogou no Flamengo, clube carioca onde passou doze anos.

O museu oferece ao visitante historias de todos os esportes do Brasil e, particularmente, de Alagoas. São fotos, jornais, revistas, faixas, camisas, flâmulas, escudos, troféus, taças, diplomas, fitas de vídeo e áudio, discos e muitas outras coisas documentando o esporte. A camisa usada por Dida numa final histórica flamenguista é um dos itens que encontramos por lá, junto com as faixas do tri-campeonato. A camisa que Pelé vestiu na decisão da copa de 58 na Suécia é um dos maiores troféus do Museu. Visitantes ilustres já passaram pelo museu: o próprio Dida, Orlando Peçanha, Nilton Santos e Zagalo (duas vezes!).

Pra quem se amarrou no programa, mas não tem como ir até lá, a dica é conferir a palhinha (incrível) que o site do museu oferece. Fotos históricas, histórias (chamadas por eles de “causos”, tem uma só de histórias internacionais e uma área aberta a contribuições pra quem tiver uma raridade (ou causos!) e vontade de compartilhá-la!

O museu funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 9 às 11h30 e 15 às 17h30. Aos sábado, de 09 às 11:30h. Telefone e fax: (82) 3326-6329. O endereço: Avenida Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra (Maceió - AL). Ou melhor, é o andar térreo do Estádio Rei Pelé (Trapichão)!

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On!