sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que é o bom futebol?

Um tipo de pergunta que às vezes vem à minha cabeça. O que é um bom jogo, quando se pode dizer que um time joga bem?

Há dois dias os jornais, blogs, torcedores, jornalistas, analistas, jogadores falam do Santos e Flamengo disputado na Vila Belmiro. Um jogo épico que alguns, infelizmente, tentam rotular como pelada pela quantidade de gols. Para esses, jogo de verdade é aquele em que os dois times apresentam mais medo de perder do que vontade de ganhar e o resultado fica em 1x0 com um gol de bola parada.

Em 2010 o Santos surpreendeu por não se dar satisfeito em vencer por 1x0 e continuava buscando gols até chegar a 7x0, como era feito na era de ouro do futebol. Hoje falam que essa foi a época que se amarrava cachorro com linguiça e eu digo que era a época em que era importante fazer mais gols do que o adversário, agora o importante é levar menos gols que o adversário.

Um time que se posiciona atrás, com medo de perder, talvez por saber seu tamanho ou por covardia mesmo, jogou bem caso consiga um empate em 0x0? E o seu adversário, que buscou o gol por 90 minutos mas a bola insistiu em não entrar, jogou mal? É esse o futebol que queremos? Vamos exaltar um time que apenas defende sem buscar o objetivo principal do futebol que é o gol? Imaginem se o Paraguai vencesse a Copa América sem ganhar um jogo sequer, na base do 0x0 e vitórias por pênaltis.

Eu acho que existe muito mais vibração quando sai um gol do que quando um zagueiro desarma um atacante, ainda acredito que a essência do futebol é a vitória, que pensar em não perder é coisa de time pequeno jogando fora de casa contra um campeão. Se você gosta de ver seu time se portando assim, então você sabe o tamanho dele.

3 comentários:

Anna Flávia disse...

Sem bola na rede não é futebol!

Odeio times que depois do 1x0 se fecham e aqueles que já entram em campo pra impedir o outro de jogar, como fez o Cruzeiro no último jogo contra o Corinthians!

Gosto de ver o jogador caindo na lateral porque se jogou pra tentar não deixar a bola sair, mesmo seu time vencendo por 3x0.

Eu quero ver gol!

Van disse...

Não é porque não saiu gol que não foi um jogão. Claro que se tiver gol, melhor! Melhor ainda se for pro time que estou torcendo. O problema é quando o jogo tá ali, equilibrado e de repente, sai um gol e o time adversário fica na retranca... aí deixa de ser jogo bom.

André Baiano disse...

Futebol bonito é o bem jogado, disputado, com raça, alegria e gol.