terça-feira, 13 de dezembro de 2011

30 Anos de um Mundial



Hoje completam-se 30 anos do título mundial do Flamengo. Desde que a Fifa criou seu campeonato de clubes alguns torcedores tentam desmerecer o feito de Santos, Flamengo e Grêmio em 1962, 1963, 1981 e 1983. Puro desdém.

Em 1981 o Flamengo teve pela frente aquele que era considerado o maior time do mundo na época, mais tarde considerado um dos maiores times da história. Pois esse time, o Liverpool, mal viu a cor da bola durante os 90 minutos de jogo, levando uma surra de 3x0 logo no primeiro tempo em um jogo no qual o goleiro rubro-negro Raul quase não trabalhou. Seria como hoje um time colocar o Barcelona na roda, embora o time espanhol possa ser comparado ao Flamengo de 1981 dada a velocidade e facilidade com que o time carioca tocava a bola.

Foi um título que coroou uma geração vitoriosa, que ganhou tudo que um time brasileiro podia ganhar na época. Um time que está na ponta da língua dos torcedores que não puderam estar presentes na maior vitória do clube, o que chegou a deixar os jogadores perdidos, sem saber com quem comemorar seu maior momento.

Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes.

Para ver ou rever o jogo.


Vídeo do clube sobre o aniversário do título:


Um comentário:

Anna Flávia disse...

Era um timaço!

E acho muito merecido esse título do Flamengo.

Se um dia o Corinthians tiver um time parecido, vai merecer também. :)