segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Primeira rodada da Libertadores

Esta semana começa a competição mais importante do nosso continente a tão falada Taça Libertadores da América. Competição que não era interessante para os clubes brasileiros até um tempo atrás. Tanto que argentinos e uruguaios deitaram e rolaram, (além de baterem muito também). Os maiores campeões são Independiente (ARG) com sete, Boca Juniors (ARG) com 6 e Peñarol (URU) com 5 títulos.

Depois que os clubes brasileiros começaram a se interessar e almejar alguma coisa na competição sempre estão nas finais e as vezes levantando o caneco. Nos últimos 4 anos os times brasileiros levaram a melhor e há nove anos seguidos sempre têm um na final, sendo que ganharam 6 títulos e perderam outros 3.

Este ano em particular não terá nenhum clube paulista, o que não acontece há algum tempo, e teremos a participação de dois clubes mineiros, o que também não é muito comum.

Os nossos representantes já entram em campo esta semana, e o primeiro jogo acontecerá na terça-feira dia 11/02 as 20:00 horas onde o Botafogo enfrentará o San Lorenzo da Argentina pelo grupo 2, que ainda têm Independiente del Valle(Equador) e Union Española (Chile).

As 22:15 do mesmo dia 11/02 é a vez do atual Campeão da Libertadores, Atlético-MG, enfrentar o Zamora da Venezuela fora de casa, pelo grupo 4 que ainda têm  Nacional (Paraguai) e Santa Fé (Colômbia).

Já no dia 12/02, quarta-feira, mais dois jogos as 22:00 horas. O atual Campeão Brasileiro, Cruzeiro, vai aom Peru enfrentar o Real Garcilaso, pelo grupo 5 que ainda têm Defensor Sporting (Uruguai) e Universidad de Chile (Chile), a famosa “La U”.O Flamengo irá até o México enfrentar o Leon pelo grupo 7, que ainda têm Emelec (Equador) e  Bolívar (Bolívia).

Encerrando a primeira rodada para os brasileiros, na quinta-feira no dia 13/02 é a vez do Atletico-PR as 20:00 horas receber o The Strongest (Bolivia) pelo grupo 1 que ainda têm Universitário (Peru) e Velez Sarsfield (Argentina).

E as 22:15 horas o Grêmio vai ao Uruguai enfrentar o Nacional, pelo grupo 6, que ainda tem Atletico Nacional (Colômbia) e Newell’s Old Boy’s (Argentina).

São esses os grupos e os primeiros confrontos dos clubes brasileiros nesta Libertadores. Na minha opinião os brasileiros têm tudo pra passar pra próxima fase, se não como primeiro do grupo, pelo menos como segundo. Mas o futebol nos revela muitas surpresas.


Ricardo Cafiero

Nenhum comentário: