quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hoje é Dia do Flamenguista


Gostem ou não, a torcida do Flamengo tem um dia só pra ela, mesmo dia do padroeiro do clube, São Judas Tadeu, 28 de outubro.

E por que a torcida do Flamengo tem um dia só pra ela? Pra começar, é a única torcida a ser chamada de Nação. São mais de 35 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, uma quantidade maior do que de muitos países do mundo. É uma torcida capaz de empurra um time e assustar adversários e foi nesse clima que, em 2007, o então prefeito do Rio de Janeiro César Maia sancionou uma lei estabelecendo 28 de outubro como Dia do Flamenguista. Foi uma espécie de resposta ao apoio dado ao time durante a arrancada no Brasileirão 2007 em que o time saiu da zona de rebaixamento, atropelou diversos adversários no Maracanã e terminou a competição em terceiro lugar.

A torcida do Flamengo é admirada e odiada por torcedores rivais, seu domínio do Maracanã é absoluto, quando algum outro time consegue colocar mais torcedores lá do que a massa rubro-negra a provocação é imediata porque a Nação é sinônimo de quantidade. Quem nunca fez a piada "você e a torcida do Flamengo"?

Mulambentos, favelados, pretos, analfabetos, desdentados. Os elogios à Nação são muitos mas não tem problema, somos a maioria entre os pobres, os ricos, os negros, brancos e até no Japão temos um grande apoio graças ao nosso ídolo maior, Zico, que inventou o futebol naquele país. Tentam nos atingir dessa forma, uma arrogância elitista, mas não adianta.

Diante de tudo isso, não foi à toa que a camisa 12 do Flamengo foi imortalizada como a do seu 12º jogador, a Nação Rubro-Negra.
Pra completar, deixo os links de três textos do grande sãopaulino Rica Perrone falando sobre essa Nação que o encanta.

Sai do chão, sai do chão, o Brasil é do Mengão
Um dia de Mulambo

Imagem: http://futebolcarioca2008.blogspot.com

6 comentários:

Anna Flávia disse...

Vejo semelhanças com o time que jogou ontem.

Parabéns a todos os flamenguistas! :)

Anônimo disse...

Parabéns a nação alvinegra! Big Beijos

Murdock disse...

Alvinegra, Lulu???

@BiaPorfirio disse...

ué gente, não era rubro negra? ysgaygsyagsa
parabéns ao Flamengo, simpatizo mto com esse time!

Talita disse...

Bia simpatizante ♥ adorooo!
Um dia inteirinho pra nação. Daqui a pouco vira semana rubro negra!

Anna Flávia disse...

Agora eu ri com esses comentários! ahsuheaea