terça-feira, 5 de abril de 2011

Bangu Atlético Clube


Bom dia à todos. Meu nome é Marcio Santos, sou Flamenguista e Banguense!



Espero que gostem de minhas postagens. Estou aqui para falar sobre o Alvirrubro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.



O Bangu Atlético Clube é um time de tradição da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Fundado por ingleses e operários da extinta Fábrica de Tecidos Bangu. Este clube foi fundado mais precisamente em 17 de Abril de 1904, na casa número 12 da Rua Estevão (depois rua Ferrer e hoje Av. Cônego de Vasconcelos).


O Bangu tem em seu currículo, além de grandes vitórias, o de ser o primeiro clube brasileiro a contar com um negro em seu elenco, no time profissional em1905.


O torcedor mais ilustre do Bangu talvez seja o nosso saudoso Jorge Amado, baiano de natureza e carioca por adoção.




O escudo do Bangu talvez seja o escudo que mais traga significados. As letras B, A, C não são simples desenhos, cada qual representa um objeto. O "B" significa um pincenê, espécie de monóculos muito usado no século XX e que representa o lado "intelectual" do clube. O "A" é um suporte para pintura de telas, mostrando uma vocação para o lado cultural e o "C" representa uma ferradura, desejando sorte nas atividades esportivas do clube. Este escudo foi desenhado pelo chefe da seção de gravura da Fábrica Bangu, o português José Villas Boas, em 1904, desenhou o escudo mais bonito do Brasil.


Para quem já foi campeão carioca em 1966, ganhando uma final contra o Flamengo por 3 x 0 e vice-campeão brasileiro em 1985, perdendo nos pênaltis para o Coritiba, o Bangu, aos poucos, está voltando a ser o que foi: já está há alguns anos disputando a série A do campeonato carioca e agora, em 2011, participou da Copa do Brasil e, infelizmente, foi eliminado pelo Náutico. Está pleiteando uma vaga na série D do campeonato brasileiro.


Hino do Clube: Bangu Atlético Clube

2 comentários:

Unknown disse...

Nosso amado Jorge, que aqui, na sua terra natal, era ypiranguense de quatro costados.
E sobre o escudo, eu não conhecia este detalhe dos significados de cada letra. Ajudou a conhecer um pouco mais deste simpático e tradicional clube.
Excelente texto para marcar a estréia. Parabéns!

Anna Flávia disse...

Bem-vindo, Marcio!

Ótimo texto de estreia! :) Sempre bom conhecer os times menos 'badalados' do nosso futebol. Ah, mas fique à vontade pra escrever sobre qualquer time que queira. :)

Beijo!