sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os opostos da dupla Ba-Vi

E neste domingo, tem a 9ª rodada do Baianão 2011, com a dupla Ba-Vi vivendo opostos na competição.
Mesmo liderando o Grupo 2, o rubro-negro está passando por um início de crise, após duas derrotas, a principal contra seu maior rival, e a eliminação da Copa do Brasil, diante do Botafogo-PB.
Já o Bahia, que ainda vive a ameaça de ficar de fora das finais, está em franca evolução. Venceu o clássico com sobras e na última quarta, goleou o São Domingos-SE, na Copa do Brasil, após puxão de orelha de Vágner Benazzi nos vestiários.
E amanhã, a batalha dos dois grandes do estado, será contra as equipes feirenses. Na Princesa do Sertão, tem o clássico Fluminense x Bahia. Ao Touro, cabe o triunfo para não se distanciar do Vitória e assim, ter chances de chegar nas semifinais com a vantagem para a segunda partida em casa, caso termine em primeiro.
No Barradão, o encontro de líderes. Vitória e Bahia de Feira medem forças para ver quem tem mais farinha no saco. O Tremendão é o único invicto do certame e uma derrota, é de grande valia para o xará tricolor de Salvador.
A 9ª rodada teve início na tarde deste sábado e o resultado beneficiou o Esquadrão de Aço. Jogando no Jóia da Princesa, em Feira, o Feirense venceu de virada o Atlético de Alagoinhas, por 3 a 1. Com o placar, o clube gameleiro sobe para a segunda posição, com 13 pontos e torce para rival local não obter sucesso contra o Bahia e pode, nas próximas rodadas, encostar no Vitória que tem um ponto a mais.

Outros jogos deste domingo

Além de Flu x Bahia e Vitória x Bahia-FS, outras três partidas fecham a 9ª rodada. Em Senhor do Bonfim, o lanterna Ipitanga recebe o Colo-Colo, que está em busca de uma vaguinha nas semifinais. Em Camaçari, o time da casa tem um difícil duelo contra o Conquista. E em Conquista, o Serrano quer se reabilitar na competição, enfrentando o lanterna do Grupo 1, o Juazeiro, que na semana passada, meteu 5 a 1 no Flu-FS.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Eu já sabia

Como costumam dizer, eu cantei essa pedra antes. Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians estão deixando o Clube dos 13 e esse número pode aumentar. Ricardo Teixeira manobrou bem, os presidentes dos clubes fizeram o que ele esperava e a liga criada em 1987 dá seus últimos suspiros. O que isso representa?

Você pode ver em vários sites e blogs de jornalistas opiniões sobre o assunto, muitas certamente mais bem fundamentadas do que a minha, mas aí vai ela.

Primeiro, pra fazer diferente de todos: alguém acha mesmo que Patrícia Amorim e Juvenal Juvêncio foram manobrados por Ricardo Teixeira? Imaginam que fizeram tudo inocentemente, achando que estavam fazendo o melhor pros seus clubes sem pensar nas consequências? Estavam apenas buscando o que fosse melhor para si mesmos ou para seu clube, não importando o que os outros integrantes do Clube dos 13 pensava. Sinceramente, eu até tiro a Patrícia da história, sabe por que?

Porque durante 23 anos os outros integrantes do Clube se calaram diante da injustiça feita ao Flamengo em 1987. TODOS os clubes lá criaram um campeonato e assinaram um compromisso de não disputar o quadrangular mas todos os outros hoje lavam as mãos, chegam a dizer que o Flamengo não quis disputar, que teve medo e outras besteiras do tipo. Esquecem que o Internacional também não disputou o quadrangular da CBF e se outro time tivesse chegado à final também não o faria. Durante esse tempo todo o Flamengo lutou sozinho pelo que ganhou em campo e agora seria difícil pensar que o clube pensaria nos outros na hora de ter seu título reconhecido. Queriam o que, que a Patrícia Amorim dissesse "agora não quero mais"?

Do lado do São Paulo o Juvenal Juvêncio, curiosamente um dos presidentes que estavam lá em 1987 tentou ganhar pontos para se reeleger no clube pegando a taça de bolinhas mesmo com liminar proibindo isso. Agora pode ter que passar vergonha e entregá-la ao Flamengo, devolvê-la ou à CEF. Um belo tiro pela culatra, merecido pois ele foi o mais sujo de toda a história por cuspir no que assinou.

Até o presidente do Sport ignora que o clube aceitou dividir o título de 1987 com o Flamengo quando entrou para o Clube dos 13.

Como eu falei, desde que eu leve vantagem está bom, retrato do Brasil que conhecemos fora das quatro linhas.

Agora existirá uma briga na decisão das cotas de TV para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro nos próximos anos. Se tivermos dois grupos negociando, o cruzamento de um time de cada lado pode não ser transmitido de maneira nenhuma. Pra completar, o grupo dissidente chega a falar em voltar com o mata-mata. Vão criar outro campeonato? Já vi esse filme antes...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Flamengo Campeão Brasileiro de 1987


Demorou mas a CBF mostrou lucidez e fez justiça com 24 anos de atraso: O Flamengo é o Campeão Brasileiro de 1987. O título conquistado em campo, onde todos os títulos devem ser conquistados, agora é de direito do rubro-negro carioca.

Site oficial da CBF

Urublog

Globoesporte.com

O Globo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O fim do Clube dos 13?

Em 1987, como resposta à CBF que dizia não ter como organizar o Campeonato Brasileiro, os maiores clubes do país se organizaram na formação de uma liga. Foi fundado o Clube dos 13 que organizou a Copa União trazendo patrocínio para diversos clubes, direitos de TV e um campeonato lucrativo. A CBF cresceu o olho, inventou regras e o resultado todo mundo sabe. A chance que o futebol brasileiro teve de dar uma virada foi jogada fora e de lá pra cá a única função do Clube dos 13 é negociar os direitos de transmissão da TV, uma grana fortíssima e onde tem grana, todo mundo cresce o olho, especialmente no Brasil.

Ano passado se viu uma pressão do presidente da CBF para eleger seu candidato, Kléber Leite, para a presidência do Clube dos 13. São Paulo e Flamengo foram pressionados com a história da Taça de Bolinhas, a ser dada para o primeiro clube que ganhasse cinco vezes ou três vezes seguidas o Campeonato Brasileiro. O Flamengo reivindica este mérito desde 1992 mas como a CBF não reconhece o título de 1987 o São Paulo passou a ter direito ao troféu em 2007. Curiosamente a taça não era entregue a ninguém desde 1992.

Agora o presidente do São Paulo, na luta para se reeleger apesar da enorme corrente contra, pisa em cima do que assinou em 1987 ao fundar o Clube dos 13 e busca a famigerada taça na sede da Caixa Econômica Federal. O Flamengo do seu lado contava com uma liminar impedindo tal entrega e o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, disse que ficará ao lado do rubro-negro nessa disputa, honrando o compromisso de 24 anos atrás. Correndo por fora o Corinthians, que votou em Kléber Leite, estaria disposto a liderar um racha no Clube dos 13.

Aí está o resultado de tanta falta de ética do Brasil, refletida no seu esporte mais popular.

Para saber mais:

http://ocronistaesportivo.blogspot.com/2010/12/voce-sabe-o-que-e-o-asterisco.html

http://blogdojuca.uol.com.br/2011/02/sinuca-de-bico/

http://blogdojuca.uol.com.br/2011/02/os-dois-passos-em-falso-de-juvenal-juvencio/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valeu, Ronaldo!

"Não aguento mais. Eu queria continuar, mas não consigo."
Ronaldo.

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - o dia que ficará para sempre marcado na história do futebol mundial.

Ronaldo Luís Nazário, nosso eterno Ronaldinho Fenômeno, marcou para hoje a sua despedida dos gramados. O anúncio deverá ser feito às 12h40, no CT do Corinthians.

O Fenômeno que jogou quatro Copas do Mundo e ganhou duas, foi três vezes eleito o melhor do mundo! É o atual maior goleador das Copas do Mundo com 15 gols marcados e é por esses fatos que ele deverá ser lembrado.

Valeu, Fenômeno!!


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como surgiu o futebol na Bahia?

Quem é que nunca se perguntou como nasceram os campeonatos estaduais? Aqui na Bahia não é diferente. Pois, há pouco mais de um ano, escrevi uma série sobre os pioneiros do futebol nordestino, no blog FutNordeste, do Olé! Olé! Brasil.  Então, gostaria de republicá-lo, para que todos tenham acesso à história do Baianão, dos seus primeiros campeões e conhecer um pouco de Zuza Ferreira, o introdutor do esporte na Terra de Todos os Santos.

"O FutNordeste apresenta sua nova série. Desta vez vamos procurar retratar aqueles que deram o pontapé inicial à prática do futebol nos 9 estados da região.  
E para começar, vou trazer a história de Zuza Ferreira, o pioneiro do futebol baiano.  Mas para entendermos como a redondinha chegou a nós baianos, vamos fazer um resumo sobre a chegada do esporte no Brasil.   
O ano era 1894, faltavam apenas quatro anos para a promulgação da República, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que acabava com a monarquia no país. No porto de Santos, desembarcava um jovem filho de ingleses, vindo da Inglaterra onde foi para estudar e se formar. Junto com este jovem, estavam dentro de sua bagagem, bolas, camisas, calções, meias, chuteiras, uma bomba de enchimento e um livro de regras.  
Nascia naquele ano o futebol no Brasil e seu introdutor era Charles Miller. Charles Miller, ao retornar da Europa, trabalhou na Companhia Paulista de Trens, a São Paulo Railways Company. Detalhe: foi também Charles Miller que introduziu o rúgbi por aqui, e que voltará às Olimpíadas em 2016.  
Um ano após seu retorno, organizou a primeira partida oficial entre clubes. De um lado, o time da São Paulo Railways, do outro, a equipe da Companhia de Gás. O primeiro jogo de futebol do país, aconteceu na Rua da Várzea do Carmo, na capital paulista. Depois da empreitada de Miller, os outros estados do país tiveram seus pioneiros. Na Bahia, o esporte foi trazido por um jovem soteropolitano, que trabalhava no British Bank. Seu nome era José Ferreira Júnior, ou Zuza Ferreira.  
Zuza retornou da Inglaterra, de onde, assim como Miller, foi estudar e se formar, para na volta, trabalhar num cargo importante na filial do Bank of London. Em 1901, Zuza e alguns amigos, deram o pontapé inicial ao primeiro registro de um jogo de futebol no estado. A partida aconteceu no antigo Campo dos Mártires, hoje Largo do Campo da Pólvora, em Salvador.  
Após esta partida, logo o futebol ganhou corpo na capital baiana e surgiram então os primeiros clubes. Todos ligados à aristrocacia de Salvador. Os primeiros clubes da cidade a praticarem o novo esporte foram o Bahiano de Tênis, o Internacional de Crícket, o São Salvador, o Esporte Clube Vitória, o Santos Dumont, o Ypiranga, a Associação Atlética e o Sport Club Bahia, antecessor do Tricolor de Aço.  
Com estas equipes, juntamente com o Botafogo Futebol Clube, nascia o segundo campeonato estadual mais antigo do Brasil, depois do paulista, disputado em 1905. Foi o primeiro campeão baiano, o Club Internacional de Crícket. Mas o time da colônia inglesa havia se tornado o primeiro a conquistar o troféu jogando contra apenas três desafiantes: o Vitória e o Bahiano de Tênis.  
Como citado antes, o futebol nos primórdios de sua disputa na Bahia, era praticado por desportistas da classe elitista da cidade. Quem quebrou as regras e trouxe a comunidade operária e excluída ao esporte, foi o Ypiranga, que acabou se tornando o principal clube do estado nos primeiros anos do Baianão. Isso, até o início da década de 30, quando surgiu o Esporte Clube Bahia, hoje, o maior detentor de títulos do nosso futebol.   
Graças ao pioneirismo de jovens entusiastas como Miller e Zuza, hoje o futebol se confunde com o modo de vida do brasileiro e trouxe um pouco de alegria a este sofrido mas, batalhador povo. O futebol, é sem dúvida, o ópio do povo."  
Texto extraído do blog FutNordeste, Série especial: Os Pioneiros, publicado em 25 out. 2009.   

Acesse e conheça o meu blog, o Turma Tricolor, clicando aqui.

E ninguém segura...

Valeu, garotos!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A farra dos pequenos

O Campeonato Baiano de 2011, traz uma grata surpresa. Neste ano, a turma caipira vem fazendo a festa no certame. Dos 12 clubes que figuram na competição, dez são de fora da capital. Destes, quatro vem dando trabalho à dupla Ba-Vi. 
Os grandes destaques ficam por conta do Atlético de Alagoinhas, líder do Grupo 1, o mesmo do Bahia e do Fluminense de Feira, que segue na cola do líder do Grupo 2, o Vitória, igualando em número de pontos, mas perdendo no saldo de gols.
Além deles, o Bahia de Feira vem confirmando o porquê está fazendo um trabalho bastante estruturado, tanto que é o único invicto e o último campeão do interior, o Colo-Colo, que não escapa da alça de mira do Carcará.
Se por um lado, os considerados pequenos vivem dias de grandes, há também aqueles que seguem na rasteira da realidade nanica.
Juazeiro, Ipitanga e Camaçari, que o digam. Todos os três brigam para não fazerem o quadrangular da morte, que rebaixa duas equipes para a Segundona local.

O homem que enxerga títulos

O que o Atlético e o Colo-Colo tem em comum? Por enquanto, o fato de que ambos tem a figura de José Ferreira. No time de Alagoinhas, ele vem fazendo um trabalho brilhante e inédito na história do clube. Já no Tigre de Ilhéus, ele não só montou a equipe campeã de 2006, como também, colocou a cidade de Jorge Amado, no panteão dos clubes detentores do troféu do estadual e de quebra, tirou do Flu de Feira, a hegemonia do único interiorano que já levantou o caneco.

Clubes dão trabalho aos maiores

Se terminasse hoje a 1ª fase da competição, o Bahia ficaria de fora das finais e o Vitória, teria que batalhar na última rodada pela vaga. Na classificação geral, cinco clubes lideram o Baianão, com alguns dos melhores números. A artilharia por exemplo, é do atacante Marcos Neves (ATL), com 6 gols marcados, seguido o companheiro Maurício Pantera e do meia Paulo Roberto (FEI), com 4 gols cada.

Tem argentino na Terra do Café

E o Serrano, tentando sair da crise com apenas um triunfo no estadual, contratou e já apresentou seu mais novo reforço. E o novato da vez é o atacante Sliuzas Lucas, de 23 anos, que recentemente, estava vestindo a camisa do América do Rio. Antes, o hermano atuou pelos argentinos San José, Rosario Central e Jorge Griffa, além dos mexicanos Albinegros de Orizaba e Defensor Sporting. O jogador deve estrear no clássico contra o Vitória da Conquista, valendo o returno da fase 1, dia 20.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Apresentando-me

Olá, queridos amigos! Sou Josenildo Requião, ou se preferir, podem me chamar de Nildo do Esquadrão e sou autor do blog Turma Tricolor. A partir de hoje, atendendo ao convite da Anna Flávia, assumo o posto de colunista do futebol da Bahia.
Neste espaço, você internauta, ficará sabendo de tudo o que acontece com os clubes da Boa Terra, seja da capital, seja do interior. Tudo sobre o Baianão, em suas duas séries, Copa do Brasil, Brasileirão e a participação dos times locais, nas divisões de acesso nacional.
Espero retribuir a confiança e fazer deste canal, mais um ponto de encontro entre a Bahia, sua cultura, seu futebol aguerrido e você.
Bom, para começar, ontem aconteceu a 6ª rodada da primeira fase do nosso estadual. Na capital, o Bahia, com o técnico interino impedido de comandar do banco o time, por motivos de irregularidade no seu registro profissional junto ao CREF, venceu ao Camaçari, por 2 a 0. Um jogo que contou com pífios 3.400 presentes em Pituaçu.
Jogando um futebolzinho de dar dó, herança do modus operandi de Rogério Lourenço, o tricolor só conquistou os três pontos, por que o adversário é fraco. Não à toa, o Camassa é o 5º colocado do Grupo 2.
Os gols da partida foram de Souza, que enfim, de pênalti, desencantou desde a sua chegada e do jovem Maranhão, de cabeça.
No duelo dos líderes dos grupos 1 e 2, Atlético de Alagoinhas e Vitória respectivamente, fizeram uma excelente partida. Chances reais de gols de ambos os lados e igualdade em 1 a 1 no placar, mantiveram o Carcará e o Leão absolutos na ponta da tabela. Os gols do jogo foram de Robert (ATL) e de Neto Baiano (VIT).
1 a 1 também foi o resultado do clássico feirense, envolvendo os tricolores Bahia e Fluminense, gols de Renato Melo (FLU) e Carlinhos (BFS) e de Colo-Colo e Serrano, em Ilhéus. Gols de Madson (COL) e Pena, ex-Palmeiras e Porto-POR (SER).
Por fim, o Conquista venceu ao Feirense, que demitiu o treinador Duzinho, por 2 a 1, gols de Braw, duas vezes (VIC) e André Cabeça (FEI) e no duelo dos lanterninhas, melhor para o Juazeiro, que em Senhor do Bonfim, fez 1 a 0 no Ipitanga. O gol do triunfo da Carranca do São Francisco foi assinalado por Kleuber.
A 7ª rodada será no domingo com as mesmas partidas de ontem, só que invertendo o mando de campo.
  • Vitória x Atlético, no Barradão;
  • Camaçari x Bahia, no Armando Oliveira;
  • Serrano x Colo-Colo, no Lomanto Jr.;
  • Ipitanga x Juazeiro, em Senhor do Bonfim;
  • Feirense x Conquista, no Jóia da Princesa, só que no sábado
  • Fluminense x Bahia-FS, também no Jóia, na tarde de domingo. 


    quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

    São Paulo é o melhor time brasileiro da década

    Fiquei muito feliz com a notícia quando eu soube e por isso, vou repartir com vocês.

    A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) fez um estudo sobre os melhores clubes da última década (2001-2010). O mais interessante  desse estudo, foi constatar que boa parte dos times listados eram brasileiros, não vamos considerar o fato do Boca Junior ser o primeiro por ser argentino e sempre vai haver aquela rixa entre argentinos e brasileiros não é verdade?

    Após o Boca, vem em seguida o meu querido time São Paulo Futebol Clube, campeão em 2005 e vice em 2006 da Libertadores.

    Vejam a lista dos 20 primeiros e sua respectiva pontuação:

    1. CA Boca Juniors, Buenos Aires, Argentina - 2.095,0
    2. São Paulo FC, Brasil - 1.939,0
    3. CA River Plate, Buenos Aires, Argentina - 1.692,0
    4. Cruzeiro EC, Belo Horizonte, Brasil - 1.622,0
    5. Santos FC, Brasil, - 1.567,0
    6. SC Internacional, Porto Alegre, Brasil - 1.469,0
    7. Club Nacional de Football, Montevideo, Uruguay - 1.459,5
    8. CA San Lorenzo de Almagro, Buenos Aires, Argentina - 1.442,0
    9. Club Estudiantes de La Plata, Argentina - 1.370,0
    10. CA Vélez Sarsfield, Argentina - 1.367,0
    11. Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, Brasil - 1.351,0
    12. CR Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil - 1.334,0
    13. Club Libertad, Asunción, Paraguay - 1.330,0
    14. SC Corinthians Paulista, São Paulo, Brasil - 1.328,0
    15. Cerro Porteño FBC, Asunción, Paraguay - 1.296,0
    16. Fluminense FC, Rio de Janeiro, Brasil - 1.291,0
    17. CSD Colo Colo, Santiago, Chile - 1.285,0
    18. CD Universidad Católica, Santiago, Chile - 1.208,0
    19. Liga Deportiva Universitaria de Quito, Ecuador - 1.170,5
    20. SE Palmeiras, São Paulo, Brasil - 1.152,0

    quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

    Promoção Campeonato Paulista 2011

    "Em que ano foi realizada a 1ª edição do campeonato paulista da história?"

    "Qual time detém o maior número de  títulos do campeonato paulista?"

    Você sabe a resposta?! Então não perca tempo! Participe já da promoção Campeonato Paulista 2011 da Globo.com!

    Basta responder quatro perguntas, duas delas são as citadas acima, para você concorrer a kits
    do Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa! Eu já estou participando. =)

    A promoção vai até o dia 31 de março de 2011! E é preciso ter cadastro na Globo.com. ;)

    O link pra participar: Promoção Campeonato Paulista 2011.
    Boa sorte!