Esse post é meio fora de contexto, aproveitando que hoje não tem jogo, um misto de desabafo com um tipo de previsão para que, quem sabe, no futuro eu possa dizer "eu avisei". Espero honestamente estar errado quanto a isso que vou falar.
Desde 1998 todo mundo fala de armação e conspiração na Copa do Mundo, quem viu aquela final acha muito estranho a forma como o Brasil jogou. A França não tinha um grande time, não ia à Copa desde 1986, éramos franco favoritos mas mesmo assim sofremos nossa maior derrota em Copas do Mundo. Se fala na convulsão de Ronaldo, no chifre que ele teria levado, no equilíbrio entre Europa e América do Sul, na Copa de 2014 no Brasil como recompensa. E o que eu penso disso?
Bom, em 2002 seria muito difícil um time da casa, ou mesmo do continente, ganhar a Copa mas ninguém discorda quando eu digo que a Coréia foi colocada na semifinal e a partir dali deixaram a bola rolar. Em 2006 pode ter havido uma compensação pois a Itália ganhou na Alemanha e a Alemanha ganhou na Itália em 1990 logo após sua reunificação, com Backenbauer, ex-jogador e campeão, como técnico.
Em 2010 temos de novo a Copa em um continente "neutro" nessa disputa Europa x América. Desde 1962 nenhum continente ganha duas Copas seguidas e atualmente o placar está em 9x9. Já ouvi teorias de que já estva tudo acertado, o Brasil levaria em 2002, Itália 2006, Argentina 2010 e Alemanha em 2014.
Eu acho que essa Copa vai pra Argentina, por bem ou por mal. Era uma seleção que até outro dia não tinha nada e se classificou pra Copa no apagar das luzes com um gol em impedimento. Um técnico que não dá instrução à beira de campo mas que foi craque e campeão mundial. Do nada virou sensação da Copa e tem feito gols irregulares em todos os jogos. Mas a babação de ovo em cima dele e da sua seleção está insuportável.
O que fica estranho é a próxima Copa, no Brasil. Será que não "dariam" essa Copa pra gente? Afinal, somos o único campeão mundial que nunca ganhou em casa. Talvez o equilíbrio volte nas próximas Copas, talvez 2010 seja de um campeão inédito, europeu (Espanha ou Holanda), ou até o tetra da Alemanha. Se o Brasil ganhar agora e em 2014, ficaríamos com TRÊS títulos a mais que os italianos, uma superioridade que não deve interessar á FIFA e outras seleções.
Pra completar, já tem gente dizendo que achou estranho a forma com Portugal (não) jogou contra a Espanha, parecido com outras seleções fizeram na Eurocopa 2008.
Como disse, honestamente, quero que tudo isso seja balela, maluquice, teoria da conspiração. Mas uma vitória argentina esse ano me deixará com a pulga atrás da orelha até o apito final em 2014. E, cá entre nós, prefiro perder agora de uma vez do que na final pra Argentina.