Um tipo de pergunta que às vezes vem à minha cabeça. O que é um bom jogo, quando se pode dizer que um time joga bem?
Há dois dias os jornais, blogs, torcedores, jornalistas, analistas, jogadores falam do Santos e Flamengo disputado na Vila Belmiro. Um jogo épico que alguns, infelizmente, tentam rotular como pelada pela quantidade de gols. Para esses, jogo de verdade é aquele em que os dois times apresentam mais medo de perder do que vontade de ganhar e o resultado fica em 1x0 com um gol de bola parada.
Em 2010 o Santos surpreendeu por não se dar satisfeito em vencer por 1x0 e continuava buscando gols até chegar a 7x0, como era feito na era de ouro do futebol. Hoje falam que essa foi a época que se amarrava cachorro com linguiça e eu digo que era a época em que era importante fazer mais gols do que o adversário, agora o importante é levar menos gols que o adversário.
Um time que se posiciona atrás, com medo de perder, talvez por saber seu tamanho ou por covardia mesmo, jogou bem caso consiga um empate em 0x0? E o seu adversário, que buscou o gol por 90 minutos mas a bola insistiu em não entrar, jogou mal? É esse o futebol que queremos? Vamos exaltar um time que apenas defende sem buscar o objetivo principal do futebol que é o gol? Imaginem se o Paraguai vencesse a Copa América sem ganhar um jogo sequer, na base do 0x0 e vitórias por pênaltis.
Eu acho que existe muito mais vibração quando sai um gol do que quando um zagueiro desarma um atacante, ainda acredito que a essência do futebol é a vitória, que pensar em não perder é coisa de time pequeno jogando fora de casa contra um campeão. Se você gosta de ver seu time se portando assim, então você sabe o tamanho dele.