sábado, 31 de maio de 2008
Comparação
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Clássico
•Sem técnico, sem motivação
O Santos está desmotivado.Foi eliminado da Libertadores, e perdeu do Cruzeiro por 4 x 0 na última rodada do Brasileiro.Além disso, o técnico Leão, que não suportou a pressão, pediu demissão.O técnico interino Márcio Fernandes dirige o time no clássico contra o São Paulo.
•Abalado
O São Paulo ainda sente a eliminação da Libertadores.E, assim como no ano passado, o time está demorando para engrenar no Brasileiro.O técnico Muricy Ramalho treinou a equipe nesta sexta com três zagueiros, mas ainda prepara um esquema para o jogo.
Ficha Técnica:
•Santos:
Fábio Costa, Domingos, Betão e Marcelo; Adriano, Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto, Molina e Kléber; Wesley e Kléber Pereira (Lima);
Técnico: Márcio Fernandes
•São Paulo:
Rogério; Jancarlos, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Luis, Fábio Santos, Hernanes e Hugo (Jorge Wagner); Borges e Aloísio;
Técnico: Muricy Ramalho
•Estádio: Vila Belmiro
•Árbitro:Leonardo Gaciba/RS
•Auxiliares: Evandro Luis Silveira/SP e Nilson de Souza Monção/SP
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Vocês já sabiam...
E agora um presente para os torcedores dos finalistas.
• Hino do Sport Clube do Recife: [Download]
Enfeite sua desktop: [Wallpaper do Leão].
• Hino do Sport Club Corinthians Paulista: [Download]
Enfeite sua desktop: [Wallpaper do Timão].
Sofrimento, emoção, classificação II
Eliminado, o Vasco concentra suas forças no Brasileirão e pega o Grêmio, também no sábado, às 18h20, em São Januário, pela quarta rodada da competição.
Uma coisa que me chamou a atenção nas duas semifinais foi a quantidade de cobranças de pênaltis convertidas. No jogo entre Corinthians e Bogafogo, em especial, as 8 primeiras cobranças foram "bola para um lado, goleiro para o outro", sendo que a nona cobrança foi no meio do gol e o goleiro Felipe pulou para a esquerda. Parabéns aos finalistas!!
Será que dá?
Os dois gols do Boca foram marcados por Riquelme, enquanto os do Flu foram anotados por Thiago Silva e Thiago Neves.
Renato Gaúcho ficou satisfeito com o resultado do jogo, segundo ele a equipe está demonstrando cada vez mais maturidade na competição.
"...tem melhorado a cada partida. Exijo isso em momentos decisivos e o grupo está mais esforçado e malandro. Mais do que nunca vamos precisar demonstrar esse grau de evolução no Maracanã", afirmou o treinador.
Ontem, pela primeira vez, torci para dois times cariocas ao mesmo tempo. O Botafogo foi eleminado nos pênaltis pelo Corinthians, como já disse a Anna, e o Fluminense conseguiu um bom resultado fora de casa. Dia 04 de junho - próxima quarta-feira - é o jogo de volta da Libertadores e, como eu disse antes, sou Anti-Boca e Fluminense desde semana passada!
Sofrimento, emoção, classificação
Na volta para o segundo tempo, o alvinegro paulista saca um zagueiro e mete o volante Acosta. GOL. Muita comemoração em pouco tempo. Falha na zaga. GOL. Festa do lado Carioca. E aumenta o sofrimento. Chutões. Alterações. Falta. GOL. Contra-ataques. Chances perdidas. Vai acabar o tempo. Mais sofrimento.
Sem nenhum acréscimo. Fim de Jogo no Morumbi. Pênaltis. Última cobrança - DEFESA. Felipe. Corinthians classificado para a final da Copa do Brasil.
Os corinthianos já sabem que é assim, sofrimento até o fim. Senão não é Corinthians.
CORINTHIANS 2 (5) x 1 (4) BOTAFOGO
Acosta, aos 6 minutos, Renato Silva, aos 9, Chicão, aos 19 do segundo tempo.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Propaganda
- "Sei o meu lugar e que a intenção não é explorar meu nome, mas tinham obrigação de pedir minha autorização. Se pedissem, não daria, por dinheiro nenhum."
Pede então, que retirem o comercial do ar.
Em pouquíssimas linhas demonstra seu estilo e sua posição sobre o assunto.
Sob protesto
terça-feira, 27 de maio de 2008
Adeus, Moreno.
Embora o Guilherme tenha jogado bem na última partida, vale lembrar que o principal goleador cruzeirense é/era o Moreno. De certo, a saída dele será bastante sentida no time Celeste.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Cafú, Leão e o custo-benefício
"É um nome que realmente foi apresentado à diretoria e agradou. Mas ainda não existe nada de concreto com o Cafu. Vamos esperar o atleta se desligar do Milan e voltar ao Brasil para tentarmos negociação com ele", declarou o diretor de futebol do Santos, Luiz Antônio Ruas Capella, à rádio Atlântica.
Indagado sobre a possível vinda do experiente lateral, Emerson Leão fez ressalva sobre o custo-benefício em uma eventual aquisição, mas não descartou a vinda do jogador.
O Palmeiras e o gás
O laudo preliminar aponta que a quantidade de gás liberada no vestiário do São Paulo era grande e só poderia ter sido transportada em um recipiente de grande porte. Isso tornaria impossível que a substância tivesse sido carregada por algum torcedor ou arremessada por alguém que estivesse fora do local.
O advogado Luiz Roberto Castro adotou como principal defesa o fato de não ter sido comprovada a origem do gás. Para isso, apresentou ao TJD-SP um relatório parcial do Instituto de Criminalística apontando que o gás partiu de dentro do vestiário.
Castro afirmou ainda, que a segurança no estádio era grande, "com um policial para cada 11 pessoas", e seria impossível alguém ter acesso ao exaustor do vestiário sem ser percebido.
Lamentável
O triste ocorrido lembra a partida entre São Paulo x Quilmes, onde o zagueiro Desábato agrediu fortemente o atacante Grafite com palavras racistas.
Enquanto não tiver uma punição severa, isso vai continuar.
Cadê o ingresso?
Quarta-feira, pela Copa do Brasil, temos um jogo importante, decisivo e sei que a torcida fará a sua parte. Eu também ia fazer a minha parte, lá no Morumbi, mas quem disse que consegui comprar ingresso?
Até quando seremos obrigados a dormir em filas pra ver o nosso time do coração?
Até quando ficaremos reféns de cambistas?
A impressa sabe que é assim...
A polícia também...
A CBF também...
Passou da hora de avaliar o sistema de venda de ingressos. Chega de perder ingresso na mão de cambista. E principalmente, nós torcedores, não devemos comprar ingresso deles, nunca! Enquanto existir quem compre, vai ter gente vendendo!
Mas voltando a falar de Corinthians... Estou muito confiante, mas espero que o time jogue melhor do que jogou no sábado!
Mesmo vencendo, achei o time apático, perdendo muitos gols. E uma coisa eu tenho certeza, o André Santos fará falta!
domingo, 25 de maio de 2008
São Paulo recebe visita ilustre, mas empata com Coritiba
Apesar da visita ilustre de ontem, hoje o São Paulo não deu muita sorte. Empatou com o Coritiba, em pleno Morumbi com modesto 1 x1.
O tricolor paulista começou perdendo, com o gol aos 14 minutos do primeiro tempo de Rubens Cardoso e ainda conseguiu empatar aos 25 minutos com o chute de Borges.
Apesar de estar na 3ªrodada do campeonato, é cedo para julgar se com a campanha atual, vai ser rebaixado ou não, é visivel que o time sofreu um abalo com a perda da vaga para a semi-final na última quarta feira para o Fluminense.
Vou chutar
O São Paulo vai vencer o Coritiba;
Cruzeiro e Santos, equivalentes, vão empatar;
O Goiás vai vencer o lanterna Ipatinga;
e o Sport vai ganhar do Fluminense, na Ilha do Retiro.
O Furacão deve vencer o Galo (de técnico novo);
A Portuguesa vai perder para o Palmeiras;
Botafogo e Vasco devem empatar o jogo dos reservas.
Mulheres que se cuidem
São dados curiosos, para quem achava que os homens só pensavam em sexo! Pois bem, agora eles dão preferência a outras curvas...as da bola.
Mas além da preferência ao futebol, os europeus também confessaram que parceiras torcedoras do mesmo time, contam pontos na hora de namorar e que planejam seu tempo livre de acordo com o calendário esportivo.
Na hora de comemorar ou lamentar o desempenho do seu time, os europeus não são muito diferentes dos brasileiros, e disseram :
● Gritar muito - 99%
● Abraçar ou beijar um desconhecido na hora da comemoração - 88%
● Chorar em vitórias ou derrotas - 66%
E claro, como todo bom torcedor '40% disseram que repetem os mesmos rituais nos dias de finais ou eliminatórias.' e '69% afirmaram que são influenciados pela superstição no esporte.'
Será que uma pesquisa dessas feita por aqui, não traria semelhante resultado?! Eu não ficaria surpresa... mas, nunca se sabe.
----
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Fim da 'Era Muricy' ?
Contratações
A diretoria do clube não quis gastar. Contratou oito jogadores, e o único que correspondeu foi Adriano, que veio por empréstimo da Inter de Milão. Se tivesse investido, como fez o Fluminense, o São Paulo não estaria nessa situação.
•Carlos Alberto: Foi o maior mico. Fora de forma, saiu após confusão com Fábio Santos.
•Éder: Veio do Noroeste, de Bauru. Alternou boas e más atuações.
•Juninho: Não mostrou seu futebol até agora. Lesionou-se duas vezes.
•Joílson: Ainda deve uma boa apresentação. Era ala, agora é meia.
•Jancarlos: Fez apenas três jogos.Jogou muito mal.
•Éder Luis: Ainda não mostrou seu futebol dos tempos de Galo.
•Fábio Santos: Veio por empréstimo. Péssima passagem, causou muita confusão.
•Adriano: Recuperou a forma física, e está de volta à Seleção Brasileira. Foi o destaque do time.
e o sonho acabou
Meu desejo de boa sorte ao Fluminense FC e nos vemos no brasileirão. Saudações santistas.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Luto
Sentimento
Pequenas memórias
Criei assim um certo carinho pelo Flu, não uma torcida, mas um olhar um pouco mais generoso. Lamentei mais a forma como ele voltou para a primeira divisão, do que sua queda para a segunda e a terceira. A volta, do jeito que ocorreu, meio que me envergonhava.
Da mesma forma, torci para o meu Palmeiras voltar de forma decente, como de fato voltou.
Enfim,
O que eu vi ontem à noite no Maracanã me fez lembrar dos meus jogos de botão. Claro que iria torcer por qualquer time que enfrentasse o São Paulo, brasileiro ou estrangeiro - sou da opinião de que torcer por um time apenas por ser brasileiro é conversa para conseguir audiência -, como rivais torcem contra o Palmeiras.
Mas era o Flu, que tanto me fez passar tardes envolvido com campeonatos, nervoso com o placar adverso na mesa de botão, que me fez "jogar futebol" quando criança.
Jogos como esse renovam a esperança de que o futebol brasileiro vai, um dia, chegar ao nível de decência que os torcedores merecem. Um gol marcado aos 47 minutos é uma cena digna de Hitchcock, que levava suas tramas ao extremo da angústia.
Depois, ver Renato Gaúcho sentado no gramado, sozinho, olhando para o vazio, confesso que me emocionou. Um Renato Gaúcho de quem sempre fui fã, por ele ser da estirpe de Romário, Maradona, de pessoas autênticas, que falam o que pensam, sem fazer média.
E assim a quarta-feira se vai. Com os meus 10 botões enfileirados, mais o tablete de acrílico no gol, a desmontar mais um adversário.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Aula de futebol
É a coluna do Tostão na Folha de São Paulo.
Capaz de citar Chico Buarque e Fernando Pessoa num comentário esportivo, consegue escrever com clareza e estilo, sem perder o foco sobre o assunto principal.
Dono de uma visão e lucidez impressionantes, esclarece o funcionamento tático dos times, suas formações, as opções táticas e postura de jogadores e técnicos.
A cada coluna elucida um pouco mais sobre a aplicação de 3-5-2, 3-6-1, 4-4-2 e torna ainda mais prazeroso ver um jogo de futebol.
Atento também aos aspectos psicológicos capazes de decidir um jogo, Tostão opina sobre técnicos, suas palestras, entrevistas e atitudes à beira do campo com inteligência e objetividade.
Ler sua coluna é uma aula de futebol. Toda quarta e domingo.
Vara curta
Sinceramente, mesmo se o Fabinho tivesse razão, desdenhar do outro time é pedir pra perder. Afinal, todo mundo sabe que frases como essa são mais que motivadoras para os adversários, né não?
terça-feira, 20 de maio de 2008
Mascote
Goleiros
Quando eu era mais novo, sempre calhava de ir pro gol nas peladas. Jogava pouco então não me acostumava com a bola nos pés e todo perna de pau do time vai pro gol. Na adolescência, míope, ainda era frangueiro embora também tenha tido boas atuações embaixo das traves. Então sempre olho com carinho praquela posição e me empolgo com grandes defesas e grandes goleiros.
Vamos combinar, é a posição mais cruel de um time. Quantas vezes se diz que tal time perdeu por culpa do goleiro? Peraí, ele não é um dos 11, não faz parte do time? Pelo menos ainda se tira o chapéu quando um deles faz milagres, como Bruno no sábado. Goleiro tem que ter um pouco de sorte também mas pode ir do céu ao inferno muito rápido. Pelo menos é quem tem menos responsabilidade num pênalti mas quando pega é herói. Mas, me diz, quem gosta de trocar um goleiro que, mesmo sem fazer milagres, está indo bem? Geralmente é o titular mais absoluto do time. Grandes goleiros não tiveram chance na Seleção dada a confiança que Taffarel dava ao time (nunca à torcida). Carlos Germano, Gilmar Rinaldi, Zetti, que chegou a ser o 5º do mundo, foram alguns desses.
Antigamente o Brasil não tinha tradição de bons goleiros, diziam que nossos arqueiros não eram frios como os europeus. Hoje já exportamos goleiros como Dida e Júlio Cesar. Rogério Ceni não sai nem por decreto do São Paulo, não conta. Também chegamos a pensar que negros não iam bem no gol desde que Barbosa falhou na final de 1950 (sua maior mágoa foi ter sido condenado por esse "crime" por mais tempo do que os 30 anos que alguém pode ficar preso no Brasil). Mas tivemos bons goleiros para desmistificar isso como Wagner, do Botafogo, Dida e agora o Felipe do Corinthians.
Há alguns dias um dos grandes goleiros dos últimos anos se despediu dos gramados, Oliver Kahn, da Alemanha, tido como um dos grandes da história. Mas, pelo menos para nós, brasileiros, será lembrado pelas falhas na final da Copa de 2002. Talvez para muitos alemães também, mas foi o primeiro goleiro a ser eleito o craque de uma copa.
Um dos maiores goleiros que vi foi o belga Michel Preud'homme, que ilustra o post. Só vi sua atuação na Copa de 1994 e seus milagres fizeram a Bélgica ir mais longe do que podia. Até hoje é tido como um dos maiores, se não o maior, da história por suas atuações no Benfica de Portugal.
Agora virou moda, depois de Chilavert, que goleiros façam gols de falta, mas acho isso besteira, fanfarronice. Goleiro já tem muito o que treinar e, a não ser que tenha um talento nato para bater faltas, deveria se dedicar ao seu preparo. Acho válido treinar pênaltis para uma eventual decisão em que seja preciso seu chute, mas só. Não é possível que dos outros 10 em campo ninguém consiga bater uma falta direito!
Curiosidades:
*Na Copa de 1970 Pelé perdeu quatro grandes gols e um, contra a Inglaterra, ficou marcado como tendo sido impedido pela que é chamada de "maior defesa de todos os tempos" do goleiro Banks em uma cabeçada fulminante a queima-roupa. Até hoje eu não entendo como aquela bola saiu (depois cato o vídeo disso no Youtube).
*Em um jogo da segunda divisão, o goleiro do Americano-RJ foi expulso em um pênalti. Não havia mais alteração a ser feita e ninguém teve coragem de ir para o gol até o capitão do time tomar a frente e pegar as luvas de goleiro. Foi o único momento que eu me lembro de ter torcido para esse time. O capitão, que jogava no gol nos treinos recreativos, pegou o penalti.
*Pelé já foi para o gol e dizem que atuou bem. Gaúcho pegou dois pênaltis contra o Flamengo, defendendo o Palmeiras e anos depois foi campeão brasileiro com o Rubro-Negro.
*Pelas regras do futebol, sempre tem que haver alguém no time com a camisa do goleiro.
Outros grandes goleiros:
-Lev Yashin, da União Soviética, o Aranha Negra, que defendeu o Flamengo e dá nome ao troféu de melhor goleiro nas Copas do Mundo
-Manga, defendeu o Internacional-RS, Botafogo, Corinthians, entre outros, foi o goleiro na Copa de 1966.
-Gilmar, do Corinthians, bicampeão mundial com o Brasil em 1958 e 1962.
-Zubizarreta, da Espanha. Abandonou o futebol após a eliminação de sua seleção na Copa de 1998, sua quarta Copa. Sua imagem, voltando ao estádio vazio e pensando em seu futuro ficou como uma das mais marcantes dessa Copa.
-Higuita, da Colômbia, não foi um grande goleiro mas sua burrada na Copa de 1990 ao sair com a bola nos pés até o meio de campo custou a eliminação da sua seleção e sua defesa "escorpião" em um amistoso contra a Inglaterra em Wembley lhe valem a menção aqui.
-Jorge Campos, do México. Também não foi um grande goleiro mas ficou famoso pelos uniformes multicoloridos além de jogar como centro-avante em algumas ocasiões. Na liga norte-americana chegou a jogar um tempo em cada posição. Além de ser baixinho pra posição.
-Castilho, do Fluminense de 1947 a 1967 e da seleção nas Copas de 1950 a 1962. Amputou um dedo para que não precisasse parar por 2 meses para tratamento.
- Clemer, do Internacional. É a prova de que os maiores goleiros são os dos maiores frangos. Em um jogo fecha, no outro leva tudo (eu era meio assim também). Em um jogo pelo Flamengo numa Supercopa conseguiu de Luciano do Valle e comentário de que tinha feito uma das maiores exibições de um goleiro brasileiro numa partida internacional.
PS: Desculpem pelo texto longo para os padrões do blog, mas me empolgo um pouco pra falar dessa posição.
PPS: Desculpem também se esqueci de algum goleiro, citem nos comentários!
segunda-feira, 19 de maio de 2008
O jogo do ano
Fico me perguntando quando teremos uma Libertadores com o mesmo nível de organização do similar europeu? Final realizada num país sorteado no início da competição, exigências para o estádio de nível de Copa do Mundo, centenas de jornalistas cobrindo, TVs do mundo inteiro transmitindo...
E mais, final disputada em um jogo. Todas as fases anteriores, de grupos e eliminatórias, são jogadas em ida e volta. A decisão é somente em uma partida. Será que os co-irmãos concordariam com esse sistema? E dariam respaldo? E a Conmebol agiria como a Uefa?
Para terminar. Minha torcida é pelo Manchester.
Corinthians lança computador personalizado
O computador possui o símbolo do clube impresso por todo o computador. Foram lançados dois modelos, que variam entre R$ 1.490 e R$ 1.890. Há a intenção de produzir também notebook e uma outra versão mais discreta do computador.
"Depois do computador, queremos viabilizar também a venda de uma linha de celulares com o símbolo do Corinthians. Queremos lançar desde modelos mais acessíveis até os mais sofisticados", disse o vice-presidente de marketing.
As vendas dos computadores serão feitas apenas nas Lojas do Baú Crediário, que formou parceria com o clube alvinegro e com uma empresa de informática para o lançamento dos aparelhos.
Que venga el Club América del México
A próxima batalha já tem hora e data marcada, como diz o próprio site do Club América:
América vs. Santos de Brasil
Jueves 22 de mayo
19:50 horas, (México DF)
Estadio Urbano Caldeira
domingo, 18 de maio de 2008
Segunda Rodada
Náutico surpreendendo (ou não?) mantém a liderança na série A. Dividindo com o Cruzeiro a ponta da tabela. O Santos atropelou o Ipatinga, favorito a ser o primeiro rebaixado.
O Corinthians sem surpreender (ou não?) mantém a liderança, agora isolada, na série B.
É cedo, mas aposto que o Corinthians segura a liderança na série B até o fim. E quanto ao Náutico, bom, a primeira divisão só começa mesmo quando a Libertadores termina para os times brasileiros, aí veremos.
Resultados: Séria A - Série B.
Cutucando...
Os outros três times da capital paulista, São Paulo, Santos e Palmeiras, estão, respectivamente, em antepenúltimo, penúltimo e último lugares.
Tudo bem que os três só jogaram uma vez no campeonato, mas é uma coisa que não se via há tempos, se é que já foi visto algo assim.
Cruzem os dedos amigos Amadores! Ou muitos de nós estaremos enfrentando o Corinthians na segundona ano que vem!
sábado, 17 de maio de 2008
Parabéns, Enciclopédia
Tido como o maior lateral esquerdo da história, modificou a atuação dos jogadores desta posição ao partir para o ataque. Hoje em dia os laterais são obrigados a apoiar também. Lendas contam que foi o responsável pela ida de Garrincha ao Botafogo, disse que não queria ter trabalho em marcar o Mané depois de levar uma bola entre as pernas. Foi bicampeão mundial em 1958 e 1962.
Infelizmente o destino aplicou uma peça ao craque e hoje ele sofre de Alzheimer, doença degenerativa e incurável que afeta a memória e vitimou outra lenda do futebol, Leônidas da Silva, o Diamante Negro.
De qualquer jeito, parabéns, Nilton!
No link, fotos da pequena comemoração do aniversário. Fotos.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Pendurando as chuteiras
Dupla despedida
"É hora de partir. É triste, duro, mas eu sabia que um dia chegaria o momento de voltar para casa, ao Brasil. Mas ainda não se vou continuar jogando ou se vou me aposentar definitivamente", disse o jogador de 37 anos, recordista de jogos pela seleção brasileira.
Cafu joga na Itália desde 1997, quando deixou o Palmeiras para defender a Roma. Depois de cinco anos na capital italiana, ele se transferiu para o Milan em 2003. No time rubro-negro, foi campeão italiano em 2004 e conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes no ano passado. Pela Roma, conquistou o título nacional em 2001.
Sua última partida pelo clube milanês será contra a Udinese, pela última rodada do Italiano 2007/2008. "Domingo será minha última partida pelo Milan. Não sei se vou ser titular ou se o técnico me colocará em campo, mas eu estou pronto", diz o jogador, que não é titular do Milan há duas temporadas.
Serginho também dá adeus:
O lateral esquerdo foi outro que confirmou sua despedida do Milan nesta sexta-feira. Ex-São Paulo, o jogador está no time desde 1999. "Por problemas nas costas, não consegui mais recuperar meu melhor futebol. Por isso, é o momento de dizer adeus ao time. Passei nove anos magníficos aqui", disse o defensor de 36 anos.
Reportagem: UOL Esportes
Coisas de torcedor...
Mas olhar praquele time ainda me faz lembrar da quarta-feira passada, do Maracanã lotado e do placar de 3x0 que ninguém acreditava que poderia acontecer.
Coisas de torcedor...
Já não te reconheço...
De fato, nem parece mais aquele Thiago que fazia gols - bonitos e importantes -, dava ótimas assistências, que foi convocado para seleção brasileira e não tinha ainda cabelos descoloridos.
Sinceramente, torço pra ele voltar a jogar bem e marcar bonitos gols novamente. E de preferência já na próxima quarta-feira. (Hehe)
quinta-feira, 15 de maio de 2008
LIBERTADORES: SÃO PAULO VENCE FLUMINENSE
Quem brilhou no jogo foi o imperador Adriano que marcou o gol da vitória do São Paulo sobre Fluminense, o 5º na Libertadores e o 16º na temporada, e mostrou futebol impecável e liderança em campo. Até o Cléber Machado, que narrava o jogo, comentava que ele merecia lugar na seleção brasileira.
Para alegria de muitos, Adriano retorna a seleção brasileira. A tristeza fica para nós, são paulinos, por que Adriano fica até julho no clube.
Copa do Brasil
Se der uma zica e meu Corinthians cair fora [bate na madeira] é pra ele que vou torcer!
O torcedor
A história do clube terá influência? Na fase infantil, é certo que não. Criança não sabe nada das histórias do time, não acumulou títulos na memória, não sabe de jornadas históricas, de jogadas inesquecíveis, de heróis do passado. Não é isso que a fisga, é alguma coisa do presente. O que será?
As cores, talvez? Pode ser que uma criança tenha preferência por alguma cor, mas que ela vá ligar isso a um time de futebol, sei não. Para complicar, a maioria dos clubes tem duas cores, alguns três. Alvinegro, rubro-negro, tricolor – esses nomes e as cores que nomeiam terão algum peso na escolha?
A influência dos pais é forte, com certeza, mas não definitiva, não vale para todos.
O que, então, faz nascer o palmeirense, o flamenguista, o vascaíno, o santista, o botafoguense, o ponte-pretano?
As vitórias, as glórias, os gritos dos locutores, o rumor da torcida, os títulos – será isso que faz nascer o torcedor de um clube?
Uma coisa parece ser verdadeira: a relação cresce forte é com os times da própria terra, da própria cidade. Torcer é uma forma de bairrismo. Era. Sei lá. Alguém pode até gostar de um Barcelona, um Manchester United, um Boca Juniors – mas acaba sendo só amizade, simpatia. Em futebol, o que conta é amor e paixão. O homem dos estádios pode trair a mulher e até bater nela, mas ao time ele é fiel e trata bem.
Essa escolha é um dos mistérios da alma humana, que depois se mostra em impressionantes espetáculos coloridos de cantos, fantasias, pinturas corporais, danças, brados, urros. Ninguém ensaia, e tudo dá certo. Mistério
Por Ivan Angelo
quarta-feira, 14 de maio de 2008
LIBERTADORES: BOCA EMPATA COM ATLAS
O Atlas saiu na frente com gol de cabeça de Omar Flores aos 6 minutos do 1ºtempo. Aos 36 minutos, o zagueiro Ayala do Atlas trombou com Palermo e marca gol contra. No 2ºtempo, Cáceres do Boca Juniors marca aos 30 minutos e por fim Atlas conseguiu empatar aos 43 minutos com gol de cabeça de José Torres.
Com o resultado, o Atlas precisa empate sem gols ou até por 1 a 1. Já o Boca precisa ganhar ou ter um resultado igual por três ou mais gols.
Lembrando que quem vencer irá disputar a semi-final contra o vencedor de São Paulo x Fluminense.
Revanche?
E nos atleticanos vamos ficar na torcida pra mudar a história. Nada de déjà vu.
FICHA TÉCNICA
Escalações prováveis, não foram confirmadas
ATLÉTICO: Juninho; Coelho, Marcos, Vinícius e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Almir e Petkovic; Marques e Danilinho.
Técnico: Geninho
BOTAFOGO: Renan, Renato Silva, André Luís e Leandro Guerreiro; Túlio Souza (Alessandro), Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca
terça-feira, 13 de maio de 2008
O Jogo da Marmelada
No quadrangular final, o Atlético de Sorocaba venceu o São Bento por 1x0. No outro jogo, entre Mogi Mirim e Oeste de Itápolis, de acordo com o árbitro da partida, os dois técnicos davam instruções para seus jogadores empatarem pois com este resultado classificaria ambas as equipes. E assim terminou 0x0. Por causa disto o Atlético entrou com um processo na justiça para a impugnação da partida. Nesta segunda-feira houve a primeira audiência.
Eu sou contra!
Charges, por Duke
Nomes estranhos
Mais nomes estranhos no Brasileirão:
• Adoniran, volante, Santos.
• Jadilson, lateral esquerdo, Cruzeiro.
• Elicarlos, volante, Cruzeiro.
• Jougle, volante, Botafogo.
• Valmir, lateral esquerdo, Palmeiras.
• Egídio, lateral esquerdo, Flamengo.
• Jaílton, meio-campista, Flamengo.
• Agenor, goleiro, Internacional.
• Irenio, meio-campista, Internacional.
• Enderson, goleiro, Figueirense.
Haja criatividade...
Resultado da 2ª enquete AFC
Internacional x Vasco (50% dos votos).
Embora o futebol seja - aquele clichê - uma caixinha de surpresas, o Vasco depois da goleada de 5x1 em cima do Corinthians de Alagoas é praticamente dono de uma vaga. As outras, pra mim, estão indefinidas.
Enfim, hoje à noite conheceremos o primeiro time que estará a um passo da final. São Caetano e Corinthians se enfrentam logo mais, com o time da capital podendo até empatar para seguir adiante.
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Primeiro gol de goleiro
Os livros não contam, mas Oceania, do Juventus - SP, pode ter sido o primeiro.
Depois de encerrar a carreira, Oceania virou pintor da Volkswagen. E, hoje em dia, o ex-goleiro acompanha o sãopaulino Rogério Ceni (foto), o mais famoso dos goleiros artilheiros.
Créditos:Revista Placar
domingo, 11 de maio de 2008
Primeira rodada
Descorinthiando um pouco...
Depois de dois anos na série B a equipe paranaense vem com uma base forte e alguns reforços, dois deles do surpreendente Guaratinguetá - SP (que levaria o título do Paulistão se o campeonato fosse por pontos corridos). O objetivo inicial do Coxa é conquistar uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem, e se tiver espaço - quem sabe - até morder o título do campeonato nacional.
O Palmeiras aponta na reta como um dos grandes favoritos ao título e, além de manter a base do time que levou o Paulistão, também conta com alguns reforços.
HOJE:
Apesar da aposta do DiaCrônico, acho que o Palmeiras tem mais motor e mais arranque que o Coritiba.
Vai dar VERDÃO!!
*o verdão paulista, que fique claro.
O nome da cidade era Curityba, mudou para Coritiba, depois mudou novamente para Curitiba. O time também mudou várias vezes, mas como tinha o nome consagrado quando ocorreu a última mudança de nome da cidade, resolveu continuar se chamando Coritiba.
Nós nunca vamos te abandonar
O jogo parecia fácil, mas o CRB conseguiu encaixar 2 gols que assustaram o Pacaembu, sendo que um deles estava em posição de impedimento. A arbitragem, por sinal, terrível para os dois lados, invertendo faltas e saídas para escanteio e laterais. Mas não prejudicou o resultado final pois o Corinthians mereceu a vitória.
O nome do jogo foi, quem diria, Herrera. O jogador argentino é a cara do Corinthians. A torcida corinthiana tem o rótulo de ser sofredora, e o argentino tem dado muitos momentos de sofrimento para ela desde que chegou no time alvinegro. Com erros básicos de passes, chutes ridículos, ele erra mais que acerta, estragando vários ataques e concedendo ao adversário contra-ataques. Não é à toa que recebeu o apelido, na Argentina, de "quase-gol". Mas nos últimos jogos tem demonstrado grande evolução e faro de gol, apesar de pouca técnica. Tem feito aquilo que esperávamos de Acosta, hoje no banco de reservas.
Como todo bom argentino, ele tem muita raça lembrando os bons tempos de Tevez que nunca desistia de uma bola perdida. Chato, faltoso, jogador daqueles que finge contusão, reclama o tempo todo do juíz e inferniza os jogadores adversários. Ele já conquistou a fiel. Se tivesse um pouco mais de técnica seria ídolo.
Vou chutar
Ipatinga e Atlético-PR vão empatar.
O Coritiba vai surpreender o favorito Palmeiras,
O Botafogo vai ganhar do Sport,
e O Inter vai ganhar do Vasco.
Atlético-MG e Fluminense vão empatar.
Portuguesa e Figueirense também.
O Flamengo vai perder pro Santos.
sábado, 10 de maio de 2008
Corinthians inicia luta para voltar à elite do Brasileiro
Ficha do Jogo
Felipe, Carlos Alberto, Chicão, Willian e André Santos;Fabinho, Eduardo Ramos(Perdigão), Douglas e Lulinha;Dentinho e Herrera. Técnico:Mano Menezes.
• CRB:
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ).
Auxiliares:Paulo Sérgio Durães (RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Coritiba apresenta atacante argentino
Ariel afirma que sempre sonhou em jogar no Brasil, e que escolheu o Coritiba pela sua numerosa torcida. O jogador tinha proposta até do River Plate, mas preferiu acertar com o time paranaense.
Brasileirão
O São Paulo - atual campeão, pode ser o primeiro na história a levar o caneco três anos consecutivos.
O Palmeiras com dinheiro no caixa, ótimo elenco e técnico é disparado um dos favoritos ao título.
O Santos - de Leão, tem o goleador Kléber Pereira e o Molina como destaques. E uma das vagas para Libertadores, certamente, será do Peixe.
O Goiás que ano passado ficou no cai-não-cai se livrando do rebaixamento apenas na última rodada continua como sério candidato a degola.
O Fluminense - o time dos Thiagos - tinha o ataque dos sonhos, mas dos três tenores restaram apenas dois. Ainda assim promete dar trabalho as zagas adversárias.
O Flamengo - vinha pra ser um dos favoritos ao título, mas com a saída do Joel e a eliminação precoce da Libertadores resta saber como o elenco rubro-negro irá se comportar.
O Botafogo vem com o polêmico Carlos Alberto de novidade, fora isso acredito que apenas lutará por uma vaga na Sul Americana.
O Vasco com o experiente Edmundo acompanhado do matador Leandro Amaral é outro ataque que promete tirar a paz dos zagueiros.
O Sport - dos representantes pernambucanos, é o que vem com maiores chances de brigar por uma vaga na Sul Americana.
O Cruzeiro manteve a base de 2007 e vem pra brigar pelo título, sem dúvida.
O Internacional também manteve boa parte do seu elenco e o destaque continua sendo o garoto Nilmar.
O Ipatinga vem para sua estréia e já é candidato forte ao rebaixamento, tendo em vista sua queda para segunda divisão do campeonato mineiro desse ano.
Outra novidade, essa triste, é a ausência do Corinthians, que caiu ano passado e conseqüentemente disputará a Série B esse ano.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Resultados - Brasileiro Série B
(2 gols de Dimba) (Gols de Ricardinho e Julio César)
• Bragantino 1 x 0 Santo André
(Gol de César Gaúcho)
• Barueri 2 x 0 Gama
(Gols de Guaru e Fernando)
• Avaí 1 x 0 Paraná
(Gol de Jef Silva)
Anota aí
Carlos Alberto, falando sobre seu novo clube.
Milan em busca de novo goleiro
Gomes é o favorito, mas ele afirma que até agora nada é oficial.
Eduardo Ramos fará sua estréia como titular
Eduardo foi eleito um dos melhores jogadores do Campeonato Goiano, mas sabe que terá de batalhar bastante para buscar uma vaga de titular e cair nas graças da exigente torcida do Corinthians.
O Corinthians fará sua estréia no Campeonato Brasileiro da série B contra o CRB, sábado, no Pacaembu.
Por que não acontece no Brasil ?
Coação a árbitros rebaixa Boavista, e suborno suspende presidente do Porto
A Europa é Inglesa
Neste domingo, para o Manchester, basta ganhar para ser campeão. Já se houver empate, o Chelsea pode ficar com o título. O Manchester pega o Newcastle que não luta por nada no momento. Mas o Chelsea pega o Bolton, que luta para escapar da degola da 2ºdivisão.
Os dois times tem grandes jogadores. Basta ver as escalações. Van Der Sar, Essien, Ferdinand, Ballack, Lampard, Rooney, Tevez, Drogba e Cristiano Ronaldo, provável vencedor do título de melhor jogador do mundo deste ano.
E adivinha quem vai disputar a Champions League do ano que vem. Manchester, Chelsea, Liverpool e Arsenal, pela terceira vez seguida. Estes 4 times estão pegando fogo.
4X0 no agregado, Santos FC avança com força
Amadores no Orkut
Confira e participe:
quinta-feira, 8 de maio de 2008
São Paulo se classifica para as quartas de final da Libertadores
Com a vitória, o time dirigido por Muricy Ramalho foi classificado para as quartas de final da Libertadores da América e enfrentará outro tricolor: Fluminense.
Se o tricolor paulista vencer o tricolor carioca, deve enfrentar pelas semi-finais: Boca Juniores ou Atlas do México(o grande azarão)
Achei uma tabelinha bacana no site do UOL, para quem se interessar sobre os confrontos a serem realizados neste torneio.
Hattrick
No Hattrick é possível desafiar outros times, participar de campeonatos, contratar assistentes de técnico, porta-vozes, médicos, economistas, definir a intensidade e tipo de treino, e tudo para tornar seu time cada vez melhor.
Você começa a brincadeira com 100 mil reais. E tem os desafios que ao serem completados, lhe rendem dinheiro para aplicar no seu time.
É completamente gratuito,e tudo o que você deve fazer é se cadastrar, esperar alguns dias para que seus jogadores com nomes estapafúrdios estejam a disposição e a diversão será garantida!
Quer nos desafiar?!
É só procurar por Amadores Futebol Clube e ir pro ataque!
Sina
2008: o Flamengo é campeão estadual contra o Botafogo depois de ter se classificado em primeiro lugar do seu grupo na Libertadores. Nas oitavas de final da competição é eliminado!
Importa-se de repetir?
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Boca engole Raposa
Ronaldo e os travestis 2
B-) Perdoaria afinal, ele é milionário e se eu ficar grávida garanto meu futuro com a pensão dele.
C-) Não perdôo. Fico famosa e poso pelada pra Playboy e depois um filme pornô, afinal virei ex-Ronaldinha.
D-) Peço ajuda ao Milton Neves.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Caso Ronaldo
"Ronaldo se recupera bem de cirurgia e volta a treinar com bola."
Os travestis Andréia (foto ao lado) e Carla prestaram depoimento nesta terça-feira na 16ª DP, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Após três horas, os dois contaram para o delegado-titular Carlos Augusto Nogueira que não houve sexo e muito menos consumo de drogas com Ronaldo.
"Eles falaram que foi um mal entendido. Detalharam que contaram alguma coisa para a imprensa por raiva do Ronaldo. Disseram que não houve sexo, droga e nem extorsão", contou Carlos Augusto Nogueira Pinto, que completou.
"Os travestis mostraram arrependimento e vieram por vontade própria. Isso precisa ser levado em consideração. Ficaram em salas separadas e, em nenhum momento, entraram em contradição. A Andréia, inclusive, disse ter feito tudo isso para subir na vida", emendou o delegado.
"As investigações não param. O Ronaldo vai depor. Só vou tirar as conclusões após ouvir todo mundo", encerrou o delegado.
Flu nas quartas da Libertadores
Quem fez o gol foi o zagueiro Roger, que completou 100 jogos pelo clube carioca. O Flu agora aguarda a definição do confronto entre São Paulo e Nacional - URU.
Contra o seu "Nacional" o tricolor das laranjeiras levou a melhor. Agora é esperar e torcer para o tricolor paulista ter a mesma sorte.
Calazans e o "romantismo"
Não sei daqui quem mais costuma ler as colunas do Fernando Calazans, do Globo. Além deles, outros jornalistas costumam defender um certo ponto de vista que tenho compartilhado mas só sei dele e do Armando Nogueira, sempre citado em sua coluna.
Calazans passa a impressão para alguns de ser um sonhador, um saudosista, romântico do futebol. Isso porque ele defende que futebol deve se jogar na bola, indo para o ataque, não é afeito a times entulhados de defensores que só defendem, não armam e abomina a tática de faltas feita atualmente.
Acha triste que hoje em dia as pessoas tratem o passado do futebol, em especial do futebol brasileiro, como peça de museu, velharia, sem se lembrar que foi esse passado que deu tanta fama e nome ao esporte no nosso país. Ficou furioso com o descaso dos atuais jogadores da seleção aos campeões de 1958 e se emocionou com a foto que Léo Moura tirou na mesma trave do estádio Azteca em que Carlos Alberto Torres fez o quarto gol do Brasil na final sobre a Itália em 1970. Isso porque Léo Moura mostrou conhecer o esporte, amar sua profissão e sua posição, lateral-direito.
Claro que Calazans sabe que o preparo físico dos atletas de hoje é diferente dos de 40, 50 anos atrás, que o futebol realmente mudou e que se exige bem mais do jogador. Mas não aceita que técnicos se achem acima daqueles que entram em campo, discursando com arrogância e falando difícil. Tudo isso ele fala e ainda faz críticas aos novos jornalistas que não enxergam nada disso.
Enfim, estou falando do Calazans mas eu mesmo, que mal vi o melhor do futebol do Brasil, concordo com muito do que ele diz. Pena que o dinheiro estraga tudo e hoje em dia é mais importante não perder do que ganhar. E aí os técnicos fazem de tudo porque é a cabeça deles que roda primeiro. Hoje os jogadores vão pra Europa e têm que se transformar em armários para ter força de marcação. E nós vamos vendo jogos e Copas do Mundo cada vez mais feios.
Coragem...
O jogador, que tem fama de briguento, estava sem jogar desde o dia 16 de abril quando foi dispensado, por indisciplina, pelo São Paulo.